05/04/2023 17:49 | Saúde

Oficina de culinária para cuidadores de crianças autistas ensina o preparo de alimentos sem glúten e lactose

Ação buscou ampliar o conhecimento dos responsáveis por crianças autistas para assegurar-lhes saúde e bem-estar


Ação teve como objetivo assegurar alimentação saudável para crianças autistas

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no domingo (2), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu a I Oficina de Culinária para Cuidadores de Crianças Autistas. A ação foi realizada essa semana, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

Realizada de forma gratuita, a exigência para participar da oficina era o cadastro no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Segundo Ana Carolina Vieira, supervisora estadual de cuidado à pessoa com deficiência, a iniciativa buscou ampliar o conhecimento dos responsáveis por crianças autistas para assegurar-lhes saúde e bem-estar.



 

“Cerca de 90% das crianças que se encontram dentro do espectro autista possuem algum tipo de problema gastrointestinal, sendo a intolerância à lactose e ao glúten o mais comum. Por isso, é essencial que seja disponibilizada uma dieta adequada a essas pessoas”, explicou Ana Carolina Vieira.

 

Beneficiada

 

Yolanda Nascimento, mãe de uma criança de 4 anos, portadora do espectro autista, salientou que a iniciativa representou uma oportunidade para melhorar a qualidade de vida de seu filho. “Ele possui intolerância à lactose e, com o curso, tive a oportunidade de aprender a fazer em casa alimentos saudáveis e adequados. Tudo que ajude a melhorar o bem-estar dessas crianças é importante”, destacou a mãe.

 

Já para Maria Aparecida Pereira, o curso trouxe uma chance de aprendizado profissional. “Eu trabalho como cozinheira e achei importante aprender sobre essas necessidades específicas e, assim, ampliar o meu leque de atuação”, ressaltou.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, lembrou que o cuidado com as pessoas autistas tem sido um compromisso da gestão estadual. “Por meio desta oficina, a Sesau contribui para que os cuidadores de crianças autistas possam assegurar que elas tenham acesso aos cuidados necessários para um desenvolvimento adequado e crescimento saudável”, salientou o gestor da saúde estadual.