11/02/2022 15:32 | Saúde

Obras no HGE seguem avançando e revitalização já traz melhorias aos serviços


Thallysson Alves


Thallysson Alves

Com o novo Centro de Imagem do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, praticamente pronto, as obras na Área Azul e no Serviço de Nutrição e Dietética seguem em andamento diário. E agora, a população também pode conferir uma amostra dos trabalhos sem precisar acessar os setores, pois toda a fachada da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas também está sendo revitalizada.

Mesmo com os esforços para as melhorias estruturais, os atendimentos continuam sendo realizados normalmente, conforme ajustes de fluxos e adaptações de espaços temporários. A maior contribuição na diminuição do fluxo de pessoas tem sido a abertura de novos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma vez que a descentralização da rede planejada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) permite o avanço das obras.

“O HGE merece esse carinho, pois, por anos, foi o único [hospital] de urgência e emergência de Média e Alta Complexidade a acolher os alagoanos pelo SUS [Sistema Único de Saúde], muitas vezes ainda absorvendo toda a demanda reprimida da Atenção Básica dos municípios. Eram mais de 500 atendimentos por dia, um quantitativo muito além de sua capacidade e que gerava desconfortos aos pacientes, visitantes e profissionais”, recordou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Agora, um novo HGE está nascendo, mais estruturado, mais organizado e com suas virtudes potencializadas. Israel da Silva, de 42 anos, que está acompanhando a recuperação de sua esposa na Área Verde, relatou que está impressionado com as mudanças do hospital, que não se limitam à estrutura. Ele afirma que mudou a atenção e o cuidado de todos os profissionais.

“Já vimos outros momentos aqui no HGE e não sentimos o mesmo acolhimento que agora. Está sendo tudo tão melhor, que em nenhum momento nos sentimos inseguros com o trabalho dos enfermeiros, médicos, técnicos. Já ouvimos falar muito mal do hospital, mas, hoje, posso dizer que as mudanças são reais e para melhor”, declarou o acompanhante.

O Serviço de Nutrição e Dietética está com 80% das obras concluídas e a Área Azul está com 75%. Segundo o engenheiro Márcio Piccinini, estão sendo realizados ajustes nos sistemas elétricos, hidráulicos, de gases e de climatização. Os técnicos também estão trocando os revestimentos, os mobiliários, as louças e outros objetos. E está incluso a manutenção estrutural, preditiva e até o redimensionamento dos espaços.

“Quando as obras concluírem, a população terá acesso a um HGE com melhores condições de trabalho e de atendimento. Todo o projeto e execução são de autoria da própria Sesau e vem sendo monitorado constantemente por mim e pelo governador Renan Filho, que tem sido um grande parceiro na viabilização dos recursos necessários para esse importante investimento”, informou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.