07/03/2023 11:19 | Infraestrutura

Obras na Estação de Tratamento de Água da Bacia Leiteira vão beneficiar 19 municípios da região

Quando estiver finalizada, a ETA vai aumentar a vazão em 15%, melhorando o abastecimento de água que chega às famílias da região da Bacia Leiteira


Secretário Rui Palmeira esteve na ETA de Olho D’Água das Flores para verificar o andamento da obra

Felipe Lima / Ascom Seinfra


Afranio Aquino / Ascom Seinfra

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) segue com as obras na Bacia Leiteira, para reforçar e ampliar o sistema de abastecimento, que atende 19 municípios da região.

 

Na última sexta-feira (4), o secretário Rui Palmeira visitou as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA), que fica no município de Olho D’Água das Flores, para ver de perto o andamento dos serviços.



 

“Quando estiver finalizada, a ETA de Olho D’Água vai aumentar a vazão em 15%, melhorando o abastecimento de água que chega às famílias da região da Bacia Leiteira. O governador Paulo Dantas tem esse compromisso e vamos trabalhar para entregar essa obra com mais celeridade possível”, disse o secretário Rui Palmeira.

 

Como funciona

 

A água é captada do rio São Francisco, com uma estação de captação no município de Pão de Açúcar. De lá, duas estações de bombeamento levam a água até a ETA de Olho D’Água das Flores, onde é tratada e distribuída para as cidades da região.



 

“Quando as obras e os serviços de ampliação e melhorias forem concluídos, a estação vai elevar a vazão de captação e bombeamento para 3.099m³/h”, informou o secretário.