15/09/2021 14:41 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Obras autorizadas pelo governador em Teotônio Vilela ultrapassam R$ 33 milhões

Felipe Brasil

Severino Carvalho

O governador Renan Filho esteve, nesta quarta-feira (15), em Teotônio Vilela. No município, ele autorizou o início das obras de dois programas de infraestrutura urbana: o Alagoas de Ponta a Ponta e o Minha Cidade Linda. Somados, os investimentos ultrapassam os R$ 33 milhões, recursos próprios do Tesouro Estadual.

"Isso demonstra a atenção especial que o Governo do Estado tem a Teotônio Vilela", ressaltou Renan Filho.

Ele e o secretário Mosart Amaral assinaram a ordem de serviço para a implantação de 6,5 quilômetros da estrada que liga o distrito de Gulandim à área urbana de Teotônio Vilela. A obra será executada por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta, que investirá R$ 14 milhões. A implantação do trecho vai beneficiar diretamente mais de 1.500 moradores do povoado, além dos residentes em outras comunidades rurais circunvizinhas.

"Essa estrada é fundamental, porque vai tirar o distrito de Gulandim da era da estrada de barro. Esse é o cerne desse programa: o Alagoas de Ponta a Ponta, que realiza o sonho de cerca de 50 comunidades rurais, onde residem, aproximadamente, 250 mil alagoanos que estão saindo da lama no inverno e da poeira no verão para uma estrada digna, que vai proporcionar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população", destacou Renan Filho.

O prefeito de Teotônio Vilela, Pedro Henrique de Jesus Pereira, o "Peu Pereira", recordou das dificuldades e dos riscos de acidentes por causa das condições de trafegabilidade da estrada de barro, destacando a importância da implantação da nova rodovia de acesso ao Gulandim.

"A gente passa por uma ladeira nessa estrada, que é muito perigosa no inverno; trata-se da Ladeira da Canabrava, que será toda asfaltada. Então, essa estrada será um grande ganho para as empresas, para o pequeno agricultor e para os moradores em geral. Eu só tenho uma palavra: gratidão", afirmou Peu Pereira, voltando-se ao governador Renan Filho.

O programa

Recém-lançado, o programa Alagoas de Ponta a Ponta vai promover a implantação e a pavimentação asfáltica dos trechos de estrada entre os principais povoados alagoanos às sedes dos municípios. Serão investidos mais de R$ 400 milhões, recursos próprios do governo estadual.

"Aqui em Teotônio Vilela, as obras começam de imediato e, até o final do ano, serão entregues", assegurou Mosart Amaral.

Cidade Linda

Teotônio Vilela é a 56ª cidade alagoana a receber os benefícios do Minha Cidade Linda. Após a solenidade em Gulandim, o governador e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano seguiram para o Centro da cidade, onde assinaram a ordem de serviço para o início das obras do programa, que vai pavimentar, em paralelepípedos, 109 ruas da cidade, totalizando 22 quilômetros lineares.

O Governo do Estado vai investir R$ 19,1 milhões nas ações do Minha Cidade Linda em Teotônio Vilela. "Essa obra do Minha Cidade Linda é maior do que o acesso ao Gulandim, tanto em distância quanto em investimento. Nós vamos calçar, praticamente, todas as ruas de Teotônio Vilela que faltam ser pavimentadas em sua área urbana", garantiu Renan Filho.

O programa prevê, ainda, a pintura das fachadas de todas as casas localizadas nas vias que receberão as benfeitorias. Além disso, o município vai ganhar quatro kits de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre, dotados, cada um, de parque infantil e de academia de ginástica. As praças também serão revitalizadas, beneficiando diretamente os mais de 44 mil moradores de Teotônio Vilela.

Ainda no município, Renan Filho anunciou a construção de creches, a ampliação das obras do programa Pró-Estrada e a retomada da implantação da rodovia que vai ligar Coruripe a Teotônio Vilela.

"As obras foram retomadas depois desse período de chuva e, nos próximos meses, vamos entregá-las 100% pronta. Essa obra é importante para a integração do Agreste com o Sul de Alagoas", informou.

O governador também participou, em Teotônio Vilela, da entrega dos cartões do Programa Criança Alagoana - CRIA, que oferece auxílio de R$ 100 mensais a gestantes e crianças de 0 a 6 anos em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de crianças acometidas por síndrome congênita por Zika vírus até completarem 7 anos. O recurso é garantido do início da gestação até a criança completar a idade limite.

"Já temos aqui 1.201 famílias beneficiadas e vamos chegar a 2.346. O CRIA é o maior programa de transferência de renda do Brasil dentre todos os Estados brasileiros, à exceção do Bolsa Família. O CRIA vai chegar a 180 mil famílias em Alagoas e já temos quase 100 mil cadastradas", pontuou Renan Filho.

Também foram entregues cestas básicas do programa Vacina Alagoas, desenvolvido pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) com o objetivo de estimular os municípios alagoanos a manterem a meta de vacinação contra a Covid-19 e assistir famílias fragilizadas economicamente pela pandemia.

Participaram, ainda, das atividades em Teotônio Vilela o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fernando Pereira; a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa; o secretário executivo de Comunicação, Cristiano Matheus; o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Hélder Gazzaneo; o superintendente da Codefasf, Joãozinho Pereira; o prefeito de Murici, Olavo Calheiros; dentre outras autoridades.