Número de cobranças indevidas cresce quase 200% no segundo semestre de 2022 em AL
Bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos são os mais reclamados pelos clientes
João Brito - Ascom Procon/AL
No segundo semestre deste ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL), registrou aumento no número de reclamações referentes a cobranças indevidas. A maioria delas são oriundas, principalmente de bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos que, consequentemente, estão negativando indevidamente o nome de alguns clientes, causando prejuízo e constrangimento aos consumidores.
Até novembro, o Procon atendeu 14617 solicitações, obtendo 799 reclamações por cobrança indevida no período de 02/01/2022 a 17/07/2022 e 1378 de 18/07/2022 a 08/11/2022. Antes de mais nada, é importante frisar que cobrança indevida ocorre a partir do momento que uma empresa ou vendedor estabelece cobrança de uma dívida ao consumidor que já foi paga e, ainda assim, emite uma notificação de cobrança.
Com o aumento dos números desse tipo de cobrança, diversos consumidores procuraram a instituição para relatar que estão passando por essa situação e muitas vezes estando com o nome negativado no Serasa e/ou SPC. De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Para o diretor-presidente, Daniel Sampaio, é fundamental que o consumidor conheça essas informações, evitando assim transtornos no dia a dia. “É de extrema importância que os consumidores tenham acesso a essas orientações, pois este tipo de cobrança tornou-se comum ultimamente, e isso acaba frustrando o consumidor. Ressalto que o Procon Alagoas está sempre pronto para atender às demandas de todos os consumidores, independentemente do motivo estamos aqui para ajudar e representar o consumidor”, esclareceu Sampaio.
Caso você não conheça os principais tipos de cobranças indevidas, saiba que as mais comuns são: cobrança de dívida que já foi paga; débito automático sem o seu consentimento; golpes com a utilização dos seus dados - dívida em seu nome-; cobrar faturas de serviços não solicitados e/ou cancelados; tarifas bancárias imprevistas; dentre outras.
Em casos de cobrança indevida, recomendamos que o consumidor junte toda a documentação do processo, principalmente se foi feito um acordo de dívida junto a alguma instituição. Além disso, é importante apresentar a carta de notificação da cobrança da dívida e informar como soube da situação. Com isso em mente, procure a unidade do Procon mais próxima de você e leve toda a documentação para abrir uma reclamação.
O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br
Editorias
Acervo Ailton CruzAcervo José Ronaldo
Acervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Alagoas Sem Fome
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Comunicação
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Criança e Adolescente
Cultura
Defesa Civil
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Social
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego
Especial
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Homenagens
Inclusão Social
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Mulher
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Relações Internacionais
Saúde
Secretários
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Trânsito
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria