01/06/2022 15:55 | SegurançaInstitucionalAssistência SocialDireitos Humanos

Número de afetados pelas chuvas começa a cair em Alagoas, aponta Defesa Civil

Famílias que tinham saído de casa devido às enchentes estão voltando para suas moradias, após diminuição das precipitações


Paulo Dantas visitou pessoalmente os desabrigados em alguns dos municípios atingidos

Marco Antônio/Agência Alagoas


Jamylle Bezerra/ Agência Alagoas

Com a diminuição das chuvas em Alagoas, tem caído também o quantitativo de pessoas desabrigadas e desalojadas. Muitas famílias já conseguiram voltar para suas casas após as enchentes e, agora, com o apoio do Governo do Estado, os municípios começam a trabalhar para restabelecer suas rotinas e reparar os danos causados pelo temporal.

O último boletim da Defesa Civil Estadual aponta que, até o início da tarde desta quarta-feira (1°), 11.894 pessoas estavam desabrigadas ou desalojadas nos 33 municípios que tiveram a situação de emergência decretada pelo Governo de Alagoas. Em relação ao último boletim divulgado na terça-feira (31), onde constavam 18.087 afetados, ocorreu uma diminuição significativa. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, os dados referentes aos números de afetados são repassados pelos próprios municípios e dois boletins são confeccionados, diariamente, para que todos tomem ciência da situação das cidades. “A partir de agora, a tendência é que esses números caiam gradativamente, até zerarem”, explica o coronel, ressaltando que o nível dos rios já voltou à normalidade para o período de inverno. 

Ele destaca que as pessoas desabrigadas são as que residiam em casas sem condições de habitabilidade e necessitaram ir para abrigos nos períodos críticos de chuvas. Já as desalojadas são as que precisaram sair dos imóveis em que moravam em razão das enchentes e que se abrigaram em casas de vizinhos ou parentes até haver condições de voltarem para casa. “A palavra agora é restabelecimento”, destacou Moisés Melo, que tem liderado, todos os dias, uma equipe de 25 profissionais no atendimento aos municípios afetados pelas chuvas.

A situação mais crítica foi registrada em São Miguel dos Campos, que conta atualmente com 3.849 pessoas afetadas – sendo 572 desabrigadas e 3.276 desalojadas. Lá, também foi registrada uma das três mortes contabilizadas oficialmente pela Defesa Civil Estadual. Os outros dois óbitos ocorreram em Coruripe e Campo Alegre. A morte de um jovem por afogamento na parte alta de Maceió não teria ocorrido em decorrência das precipitações e, por isso, não entrou na lista. 

De acordo com o primeiro boletim divulgado nesta quarta, o município que apresentou a maior redução foi Penedo, que conta com 1.290 afetados, número que ontem era de 7.502. O boletim também traz três municípios com números zerados de desalojados e desabrigados, o que pode mudar a qualquer momento, à medida que os gestores municipais forem atualizando os dados.