28/03/2023 10:33 | Tecnologia e Inovação

Núcleo de Inovação e Tecnologia fomenta cultura empreendedora na Uncisal

Setor é responsável por promover iniciativas de inovação e propriedade intelectual, garantindo conexão com o mercado

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Criado com a proposta de promover iniciativas de inovação e propriedade intelectual, o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) tem fomentado a cultura empreendedora na instituição. Nos últimos anos, o NIT registrou o aumento dos depósitos de pedidos de patentes, de registros de programas de computador e obteve outorga para ocupar uma sala no Centro de Inovação do Jaraguá.

Atualmente, a Uncisal,  por meio do NIT, conta com sete pedidos de patentes depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), sendo cinco deles com co-titularidade de outras instituições, como Centro Universitário Cesmac, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Esse número deve ser ainda maior, pois está em fase de conclusão o depósito de mais dois pedidos de patentes.

Além dos pedidos, a Uncisal conta com um registro de marca, referente ao projeto Sorriso de Plantão; e com doze registros de programas de computador. Tecnicamente, esses itens registrados fazem parte do campo da propriedade intelectual.

Conforme Edileuza Virginio Leão, coordenadora do NIT da Uncisal, compete ao setor a política de organização e gestão dos processos que orientam a geração de inovação no ambiente produtivo. “Nossa atuação ocorre em consonância com as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e com a política industrial e tecnológica nacional, estabelecendo diretrizes e objetivos estratégicos de atuação institucional”, explica.

Na prática, o NIT zela pela manutenção da política de estímulo à proteção das criações; avalia e classifica os resultados de atividades e projetos de pesquisa da Uncisal; opina pela conveniência e promove a proteção das criações desenvolvidas na instituição; acompanha o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual; e desenvolve estudos de prospecção tecnológica.

O assessor técnico Elton Henrique Alves de Oliveira lembra ainda que o Núcleo participa de ações do Ecossistema Local de Inovação, sejam reuniões e eventos, que conta com startups e outras instituições do Estado. “Além disso, os NITs de Maceió estão buscando intensificar a relação para estruturação e formalização de uma rede, que engloba outras instituições de ciência, tecnologia e inovação do Estado, a Rede NIT/AL, para buscar realizar ações de difusão e apoio à inovação tecnológica”, destaca.

Essas iniciativas buscam aproximar, cada vez mais, a Uncisal do mercado local, regional ou até mesmo nacional. Elas ganharam força com a outorga de um espaço no Centro de Inovação de Jaraguá para as atividades do Núcleo. “A ocupação do Centro de Inovação irá facilitar ainda mais as parcerias para viabilizar a ciência, a tecnologia e a inovação”, acrescenta o assessor Elton Henrique Alves de Oliveira.

Desafios

Apesar dos avanços, a cultura da propriedade intelectual ainda é um desafio para as universidades. “O NIT realiza algumas ações para disseminação sobre empreendedorismo e inovação com professores, mas há o intuito de intensificar essas atividades para ampliação do alcance sobre esses assuntos e, consequentemente, mais adeptos dessas culturas”, afirma Edileuza Virginio Leão, coordenadora do NIT da Uncisal.

O Núcleo planeja realizar, este ano, eventos com atividades voltadas a aproximar alunos, professores e técnico-administrativos da Uncisal para difundir e qualificar o conhecimento sobre empreendedorismo, propriedade intelectual e inovação tecnológica e conseguir resultados mais expressivos, levando desenvolvimento tecnológico inovador para a sociedade a partir dos resultados das capacitações, pesquisa e desenvolvimento.