18/04/2022 14:45 | Justiça e Controle InternoEditais e vagas

Novos procuradores do Estado tomam posse nesta terça-feira

Mais 13 advogados públicos reforçarão o trabalho da PGE após serem aprovados em concurso público


Novos concursados terão curso de formação com grandes juristas de renome nacional

Ascom PGE


Iara Malta

Tomam posse nesta terça-feira (19), no Palácio República dos Palmares, às 14h, os 13 novos procuradores do Estado, aprovados no mais recente concurso público. A solenidade será conduzida pelo governador Klever Loureiro e pela procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy. O ingresso de mais procuradores na Procuradoria-Geral do Estado acontece em um intervalo de 12 anos e inicia uma nova fase da advocacia pública de Alagoas, fortalecendo a defesa do Estado e auxiliando na formatação de políticas públicas importantes para o desenvolvimento social e econômico do Estado. 


Para a procuradora-geral, Samya Suruagy, a posse será o primeiro ato representativo da sua gestão e marcará o novo momento da PGE. “A chegada dos 13 novos procuradores acontece quando a Procuradoria está em renovação. Eles trarão melhor qualidade no trabalho prestado pela PGE e terão mais qualidade organizacional e física para executarem suas funções”, disse Samya Suruagy.


Os novos procuradores ingressam na carreira com o diferencial de ser a primeira turma a participar de um curso de formação antes de iniciar as atividades laborais. O curso foi organizado pelo Centro de Estudos da PGE, coordenado pelo procurador Luís Vale, e trará grandes juristas de renome nacional para tratar sobre assuntos relacionados à advocacia pública, além de treinamentos de utilização dos sistemas de trabalho da PGE.


HISTÓRICO

O concurso público para ingresso dos procuradores que tomam posse nesta terça-feira teve início em outubro de 2021, com mais de 4.500 candidatos na disputa por 15 vagas. A nomeação foi realizada em março deste ano, pelo governador Renan Filho. Todos os 13 empossados atuarão nas coordenações setoriais da PGE, após a conclusão do curso de formação.


Os procuradores do Estado são representantes do Estado, tanto de forma judicial como extrajudicial. Eles defendem os interesses públicos e coletivos, lutam pela preservação da legalidade e da moralidade pública, orientando e analisando contratos administrativos, convênios, projetos de lei e editais de licitação. Pela união destas atividades em prol do Estado e parceria com os outros poderes, a advocacia pública estadual atua de forma importante na construção de políticas públicas para os alagoanos.