16/02/2023 16:05 | Agricultura

Novo pagamento do Garantia-Safra beneficia cerca de 5 mil agricultores alagoanos

Mais de 20 mil agricultores familiares, aderidos ao programa na safra 21/22, já receberam o benefício


Ao todo, 27 mil agricultores de 34 municípios de Alagoas aderiram ao Garantia-Safra, junto à Seagri e ao Ministério da Agricultura.

Arquivo Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) informa que a nova remessa de pagamento do Garantia-Safra 21/22 já está liberada para quase cinco mil agricultores familiares de sete municípios alagoanos. Foram contemplados os agricultores residentes dos municípios de Batalha, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Ouro Branco, Palestina e Traipu.


O auxílio financeiro de fevereiro foi liberado por meio portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, publicada na terça-feira (14) no Diário Oficial da União. Em Alagoas, entre janeiro e fevereiro, mais de 20 mil pequenos agricultores que sofreram perda na sua safra, causada pela seca extrema ou pelo excesso de chuva no ciclo 2021/2022, já receberam o benefício.


Ao todo, 27 mil agricultores de 34 municípios de Alagoas aderiram ao Garantia-Safra, junto à Seagri e ao Ministério da Agricultura. No mês de março, os agricultores que ainda não receberam o recurso, na ordem de R$ 850,00 em parcela única, serão contemplados.


O objetivo do programa é dar segurança alimentar e garantir a sobrevivência de agricultores familiares com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50% na estiagem ou por enchentes nas plantações.


Bloqueios

Os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra 2021/2022 que tiveram o benefício bloqueado nos municípios com pagamentos já autorizados devem procurar regularizar sua situação no serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra” na plataforma Gov.br.