02/12/2022 13:19 | Segurança

Novembro: Maceió tem redução de 23,5% no número de crimes violentos letais em comparação com 2021

Quando ampliado o quadro comparativo com 2012, início da série histórica, a redução é de 44,6%


Marco Antônio / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

Em novembro deste ano, Maceió registrou uma redução de 23,5% no número Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com os dados apresentados pelo governador Paulo Dantas e pelo secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (02). Quando ampliado o quadro comparativo com 2012, início da série histórica, a redução é de 44,6%, sendo a maior queda já registrada em Alagoas.

 

Segundo dados apresentados, em novembro deste ano foram registrados 26 CVLIS e, no mesmo período do ano passado, o mês foi encerrado com 34 crimes contra a vida, ou seja, uma redução de 23,5%. No início da série histórica, em 2012, a capital registrou 47 mortes violentas, em uma década a queda no número representou 44,6%.

 

O governador Paulo Dantas relembrou que a capital era considerada a 5ª mais violenta do mundo, mas, com investimentos e ações estratégicas de inteligência, os índices de criminalidade caíram, mudando a realidade dos maceioenses.

 

“Maceió era destaque mundial pelos índices de violência, mas, com um governo organizado e a economia equilibrada, foi possível investir pesado na segurança pública, que vem dando resultados mês a mês. Vamos continuar investindo cada vez mais para que, em um futuro próximo, a gente possa realizar uma coletiva para dizer que naquele determinado mês não foram registrados homicídios, latrocínios, feminicídios ou qualquer outro tipo de crime violento letal intencional”, disse o governador.

 

Flávio Saraiva reforçou que o Estado está ampliando o número de Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) por todo o Estado e, para Maceió, já tem pelo menos duas unidades garantidas: uma no Benedito Bentes e outra na parte baixa da capital, em local ainda a ser definido.

 

“Os Cisps são fundamentais para a diminuição da violência; o trabalho conjunto reflete em maior segurança para a população, que tem à disposição um equipamento moderno, além de novas viaturas. Temos entregue vários armamentos de última geração, o que tem ajudado a melhorar os serviços prestados à sociedade”, concluiu.


O delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, e o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Amorim, também participaram da coletiva de imprensa, no Palácio República dos Palmares.