19/11/2021 14:26 | SegurançaSaúde

Novembro Azul é o tema da ação promovida pelo Programa Ronda no Bairro em parceria com a Sesau

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (19) e contou com a participação dos colaboradores do programa e profissionais da Saúde


Ascom Ronda


Clara Vieira

Como forma de investir em atividades internas para seus colaboradores, o Programa Ronda no Bairro (PRB), por meio da Equipe de Articulação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu a Ação Novembro Azul, na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Escola de Conselhos.

O evento contou com a presença dos colaboradores do programa para assistirem as palestras do médico da Sesau, Dr. Marcos Martins, que falou sobre Saúde do Homem, assim como a palestra do urologista, Dr. Wellington Rodrigues, que focou na importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com Áurea Vasconcelos, chefe da Equipe Social, o Ronda é composto, em sua maioria, por homens e ainda existem muitos estigmas quanto à realização de exames e o autocuidado masculino na prevenção do câncer de próstata.

“Estamos promovendo essas palestras referentes ao Novembro Azul e para nós isso é de uma importância imensa, tendo em vista que o nosso público interno é formado majoritariamente por homens. Ainda é um grande tabu, o autocuidado e principalmente em relação ao câncer de próstata. Para nós do Social é fundamental que nossa equipe se cuide e tenha ainda mais qualidade de vida”, ressaltou.

Saúde do Homem - No Brasil, a campanha do mês de novembro está comemorando 10 anos e chegou ao País por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social que dedica os trabalhos à saúde do homem. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tumor de próstata chega em 29,2% dos homens, com 65,8 mil casos novos até junho deste ano e a estimativa é de que até 2022 surjam 66 mil casos por ano.




Para o médico da Sesau, Marcos Martins, é de extrema importância o cuidado do homem com a saúde integral, sendo fundamentais consultas regulares, hábitos saudáveis, realização de exames periódicos e a procura por unidades básicas de saúde para cuidar de si, independente da idade.  

Segundo o urologista Wellington Rodrigues, o câncer de próstata é silencioso e quando os sintomas aparecem, são semelhantes ao de uma doença benigna.

“Infelizmente não é comum ter sintomas, quando isso vem acontecer o caso já está bem avançado, porém os sintomas são semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna, por isso a importância de fazer exames regularmente", aponta o médico. "47% dos diagnósticos são atrasados porque existe muito tabu quanto ao assunto e é indispensável que esse preconceito seja quebrado, porque a realização do exame é fundamental”, esclarece.

Alagoas - O médico ainda completou informando que, em Alagoas, foram diagnosticados 890 casos de câncer de próstata no último ano, entre os quais 202 homens vieram a falecer e que a cada 41 deles, um morre desta doença. Porém, ressaltou que se o diagnóstico for feito de forma precoce, a chance de cura é de mais de 90%.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aponta que durante esses quase dois anos de pandemia, os impactos na saúde do homem foram ainda maiores, já que diminuiu ainda mais o auto cuidado, causando assim redução significativa nas cirurgias para retirada da próstata, da coleta de PSA, da biópsia e do exame de toque retal.

Segundo o Tenente Maurício Xavier, chefe de Planeamento e Projetos do PRB, ainda há uma resistência muito grande, mas os dados evidenciam a morte de tantos homens por esta doença, sendo assim frisou que o exame preventivo é mais um em meio a tantos outros que precisam ser realizados para que os homens sigam vivendo com qualidade.