17/11/2022 17:04 | Desenvolvimento Humano

Nova gestão do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial toma posse

Representantes da sociedade civil, de entidades governamentais e mesa diretora assumem postos para o biênio 2022/2024


Conselho tem como foco o trabalho para eliminar o preconceito e a discriminação, e erradicar todos os tipos de violência baseada no racismo


Daniel de Oliveira / Ascom Semudh

Em cerimônia realizada nessa quarta-feira (16), na Escola de Governo de Alagoas, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil assumiram seus postos no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial - CONEPIR. Além da posse dos conselheiros do biênio 2022/2024, também aconteceu a eleição que definiu a nova mesa diretora, formada por presidente, vice-presidente e secretária-geral.

 

Além da Semudh, órgão do Estado ao qual o CONEPIR é vinculado, têm representação no Conselho as Secretarias de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Educação (Seduc), da Saúde (Sesau), da Segurança Pública (SSP), da Cultura (Secult), de Prevenção à Violência (Seprev), do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), do Trabalho e Emprego (Sete), assim como o Gabinete Civil, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Vale ressaltar que a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) também tem direito a ocupar uma cadeira, mas ainda não delegou seus conselheiros titular e suplente.

 

As entidades da sociedade civil são: Ateliê Ambrosina para Igualdade de Gênero e Empoderamento de Mulheres, Associação de Jovens Produtores Indígenas Tingui Botó, Centro de Cultura e Estudos Étnicos ANAJÔ, Coordenação Feminina Quilombola de Alagoas, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Entidade Religiosa Posú Betá - Ilé Nifé Omi Omo Posú Betá, Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (FAMECAL), Federação Zeladora da Religião Tradições Afro Brasileiras em Alagoas (FRETAB), Instituto Cigano do Brasil (ICB), Movimento Negro Unificado (MNU), Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) e Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro.

 

Na ocasião, também foi conhecida a nova presidente do Conepir: a representante do Ateliê Ambrosina, Salete Bernardo. Além de dirigir a entidade - que realiza um trabalho de promoção do empoderamento feminino através da arte com meninas de 8 a 10 anos no bairro do Pontal, em Maceió - ela também é professora e espera realizar uma gestão que enfatize o acesso à educação e busque o ensino da história e cultura dos povos originários.

 

“É fundamental que a gente coloque a lei em prática de ensino da nossa cultura afro-brasileira, que ensine de onde nós viemos, para onde a gente pode ir e que enalteça a nossa raça, a nossa cor e o nosso poder”, declarou Salete.

 

A mesa diretora que atuará no biênio 2022/2024 também será formada por Roberdouglas Rocha dos Santos, que é representante da entidade religiosa Posú Betá - Ilé Nifé Omi Omo Posú Betá, assumindo o papel de vice-presidente. Leone Manuel da Silva, do Iteral, foi eleita secretária-geral. A secretária executiva Cinthia Nascimento, que é assessora técnica da Semudh, completa a direção.

 

Criado em 20 de fevereiro de 2013, por meio da Lei nº 7.448, o CONEPIR é um órgão deliberativo, fiscalizador, consultivo e propositor de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial. O Conselho tem como objetivo eliminar o preconceito e a discriminação, além de erradicar todos os tipos de violência baseados no racismo.


Segundo o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial, Mirabel Alves, o diálogo e o trabalho em conjunto entre o Conselho e a Semudh é de extrema importância para a efetivação de políticas públicas. "O Conepir discute as políticas e, através da Semudh, elas chegam às demais secretarias. O Conselho é um foro de debate, um espaço onde se debatem as políticas e criam deliberações para que o Governo do Estado possa atender às demandas", afirmou.