06/03/2023 15:31 | Segurança

Na Base do Sossego apreende mais três aparelhos sonoros no fim de semana em Maceió

Proprietários dos equipamentos já haviam sido notificados por perturbação do sossego


Aparelhos apreendidos durante as abordagens são encaminhadoa ao Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro

Ascom SSP


Paula Berle / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Chefia de Articulação da Prevenção e das Bases Comunitárias da Polícia Militar, apreendeu mais três aparelhos sonoros durante ações do programa ‘Na Base do Sossego’ realizadas neste fim de semana, na parte alta de Maceió.

 

No sábado (04), um aparelho sonoro foi apreendido no bairro do Clima Bom, por uma equipe da Força-Tarefa do Sossego, da Base Comunitária do Clima Bom, que faz parte do 4° Batalhão da Polícia Militar. No domingo (05), dois equipamentos sonoros foram apreendidos nos bairros do Santos Dumont e Village Campestre, por equipes da Base Comunitária Santa Maria, formada por militares do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).

 

Em todas as ações, as equipes seguem o padrão de abordagem previsto pelo Programa Na Base do Sossego. Com a denúncia recebida pelo Copom, uma viatura vai até o local e orienta os indivíduos sobre os possíveis crimes que eles podem estar cometendo dentro das leis de contravenções penais e de crimes ambientais.

 

Havendo reincidência, o aparelho é apreendido e encaminhado para o Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro. Depois, os infratores participam de uma audiência no Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se eles poderão ter o equipamento de volta ou não.

 

Para o tenente Alex Acioli, da Chefia de Prevenção, ações como essas são importantes para reprimir a prática desse crime, que afeta a qualidade de vida das comunidades. “A apreensão é um fator muito importante, que tem um sentido pedagógico, e é quando o ciclo do programa se fecha. Depois da operação que ocorreu no fim de semana, as Forças-Tarefas deram continuidade ao atendimento das ocorrências, buscando manter o sossego da população”, disse o gestor.

 

A população pode fazer denúncias sobre perturbação do sossego pelo número 190, da Polícia Militar. As ocorrências podem ser atendidas por qualquer guarnição da Polícia Militar que, ao constatar a perturbação, adotará as medidas cabíveis.