Música erudita e educação, o Quartas Eruditas está de volta!
Apresentação de abertura da temporada 2023 acontece nesta quarta-feira (29)

Projeto envolve jovens e adolescentes, trabalhando a educação através da arte
Ascom / Diteal
Paulo Canuto/Ascom Diteal
Aristóteles um dia disse: “educar a mente sem educar o coração não é educação.” E como educar a mente e o coração senão através da arte? E para continuar fazendo esse trabalho, o projeto Quartas Eruditas está de volta. O concerto de abertura será nesta quarta-feira (29), às 15h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada franca.
O projeto é fruto da parceria da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, e o Instituto de Cultura Ero Dictus, ICED, partindo para seu sétimo ano de concertos didáticos, que já levou música erudita e educação para mais de 15 mil pessoas, em especial os alunos da rede pública de ensino, grande alvo do projeto.
“O Quartas Eruditas é um dos projetos mais importantes desta casa, pois sua missão tem um valor incomensurável para a sociedade, trabalhando educação através da arte, democratizando o acesso aos nossos espaços e fortalecendo parcerias como essa com o Instituto de Cultura Ero Dictus, estávamos ansiosos para essa volta”, comemora Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.
O projeto acontece sempre na última quarta-feira de cada mês e para esta edição de retorno que abre a temporada 2023 de apresentações, o repertório vai passear entre o período renascentista e a música popular brasileira, de Jacob Arcadelt a Gonzaguinha.
A direção artística fica por conta do maestro Max Carvalho que durante a execução das peças conta detalhes das composições, como compositor da obra, fatos históricos do período em que a música foi criada, de forma didática e divertida, envolvendo o público na apresentação.
“É um deleite poder promover música clássica de forma gratuita e acessível há 7 anos, formando plateias, inspirando e abrindo espaço para grupos de música de câmara locais, para músicos solistas e jovens talentos da plateia, de forma democrática e inclusiva, que é um dos papéis centrais deste projeto/parceiria”, destaca o maestro.
Um dos momentos mais marcantes em todas as apresentações é quando o maestro Max Carvalho convida alguém da plateia para reger a camerata. Essa é uma das formas de diminuir ainda mais a distância entre o artista e o público. O foco do projeto são os alunos da rede pública de ensino, mas as apresentações do Quartas Eruditas são abertas a toda comunidade.
A DITEAL está retomando mais um dos projetos da casa voltados para a comunidade, em especial, para os alunos da rede pública de ensino, são aulas concerto, que proporcionam uma experiência valiosa de aprendizado e conhecimento, ao mesmo tempo em que se apresenta um concerto com repertório variado. Além do momento didático do projeto, a interação do maestro com os alunos é uma forma de trazer o público para a cena artística. Esse projeto leva através da arte, a possibilidade de uma maior qualidade de vida, participem, é aberto para toda comunidade!” destaca Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.
Serviço:
O que: Projeto Quartas Eruditas - Abertura da temporada 2023
Quando: Quarta-feira, às 15h
Onde: Sala de Música, Complexo Cultural Teatro Deodoro, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió (prédio de vidro)
Editorias
Acervos especiaisAcervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria