26/05/2023 17:38 | Primeira Infância

Mundo Cria promove mais de 4 mil atendimentos na manhã do primeiro dia do Governo Trabalhando em Arapiraca

Ações da Secretaria da Primeira Infância contou com o apoio de outros órgãos do Governo de Alagoas


Rodrigo Marinho / Ascom Secria


Fabiana Barros / Ascom Secria

A Secretaria da Primeira Infância (Secria), por meio do Mundo Cria, atendeu 4.816 pessoas em Arapiraca, entre gestantes e crianças até os 6 anos de idade, somente na manhã desta sexta-feira (26), durante a 2ª Edição do Governo Trabalhando. Entre os serviços ofertados, a equipe educacional da Secria promoveu atividades lúdicas pedagógicas, tecnológicas e psicomotoras e também realizou oficinas de nutrição e práticas obstétricas humanizadas. A ação segue até este sábado (27).

 

Para a promoção dos atendimentos, a Secria contou com o apoio das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de (Semarh) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), bem como da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o reforço da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Companhia de Edição, Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal) e a Rede de Atenção a Violência (RAV).



 

Para a titular da Secria, Paula Dantas, todas as atividades realizadas no Mundo Cria contribuem para divulgar a importância da primeira infância. “Comemoramos a participação dos órgãos parceiros, pois compreendemos que todas as pastas podem contribuir para a primeira infância. É muito importante essa consciência, porque a ciência comprova que os investimentos nessa fase da vida diminuem a criminalidade, trazem melhores resultados na educação e uma série de outros benefícios”, destacou Paula.

 

Durante as atividades lúdicas e pedagógicas, que contou com o apoio de integrantes da Uneal, as crianças participaram de contação de histórias, varal de desenhos e pinturas (ilustração das histórias pelas crianças). Os pequenos também receberam livros infanto-juvenis e massinhas de modelar, onde tiveram a oportunidade de dar formato aos personagens das obras literárias. Já nas atividades tecnológicas e psicomotoras, a Secria promoveu um momento de interação dos participantes com jogos de computador, quebra-cabeça e circuito kids, com experiências sensoriais e tecnológicas. Além disso, foi realizada uma oficina de criação de pequenos vídeos.

 

Quanto às ações sobre educação nutricional, a oficina "Cuidar de Si" ofereceu um momento de autocuidado para os participantes. A iniciativa foi voltada para os cuidadores das crianças da primeira infância, com a aplicação de questionários sobre as particularidades e benefícios do Cartão CRIA para quem recebe.

 

A participante pôde ainda atualizar o Número de Identificação Social (NIS) e obter orientações sobre o Cartão CRIA. Também foram distribuídos kits nutricionais de frutas para crianças que participaram do jogo de tabuleiro infantil, realizado com o apoio de técnicos da Semarh.

 

Já as gestantes tiveram a oportunidade de participar de práticas obstétricas humanizadas, com a realização de molde em gesso da barriga de grávida. Além disso, foi realizada atividade lúdica chamada Caixinha de Expectativas. Essas atividades foram promovidas com o apoio da Seades.