01/02/2022 10:09 | Saúde

Maternidade Santa Mônica é escolhida para projeto que integra o PROADI-SUS em parceria com o Hospital Sírio Libanês

Servidores das áreas de gestão e preceptoria de residências e estágios da maternidade participarão de curso gratuito de especialização


Ascom/Uncisal


Ascom Uncisal

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) - unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) - foi escolhida para fazer parte do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residências e da Preceptoria no SUS, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com Hospital Sírio Libanês.

O PROADI-SUS é uma forma alternativa para os hospitais fazerem jus à Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS), através da transferência de expertise pela realização de projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o Brasil.  

Os servidores da Maternidade Escola Santa Mônica das áreas de gestão e preceptoria de residências e estágios participarão de três cursos de especialização pelo Hospital Sírio Libanês: Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS); Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS); e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde no SUS (QSUS).

O Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residências e da Preceptoria no SUS é de abrangência nacional e, no triênio 2021-2023, está sendo ofertado em todas as capitais das unidades federativas do Brasil com o objetivo prioritário de contribuir com a capacitação de profissionais – gestores de programas de residência e preceptores – inseridos no processo de ensino-serviço-comunidade em saúde e na expansão e na qualificação das residências.

“Esta é a primeira vez que a Maternidade Escola Santa Mônica é escolhida para este projeto em parceria com o Hospital Sírio Libanês. Ficamos muito felizes e surpresos com a adesão dos servidores interessados em participar dos cursos. Foram mais de 60 profissionais interessados na MESM, que fizeram a pré-inscrição e, posteriormente passaram pelo processo seletivo, através de entrevistas com a equipe de coordenadoras e facilitadoras do Hospital Sirio Libanês”, disse a professora Graciliana Swarowsky, chefe da GDA (Gerência de Docente Assistencial) da Maternidade Santa Mônica.

Os hospitais contemplados pelo projeto fazem parte da região Norte e Nordeste do país. No Estado de Alagoas somente a MESM e Hospital Geral Osvaldo Brandão Vilela (HGE) foram convidados para o triênio 2021-2023. Na MESM, houve a aprovação de 5 servidores para o curso de Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde - QSUS, 5 servidores aprovados para o Curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde -GPRS e 10 servidores aprovados para o curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, totalizando 20 vagas do total de 40 ofertadas nesta edição do Projeto. 

“Esse resultado é fruto de um esforço coletivo dos servidores da Maternidade e da Comissão Gestora Local do Hospital Sírio Libanês, em busca da estruturação de requisitos para que possamos alcançar certificações de excelência, bem como a de Hospital de Ensino, que é um dos objetivos da atual gestão da Uncisal”, explicou a professora Graciliana Swarowsky.

Durante dois anos, os aprovados terão aulas mensais (presenciais ou virtuais) com os especializandos durante três dias consecutivos, de fevereiro de 2022 a outubro de 2023, com carga horária total de 440 horas. O curso prevê, ainda, a construção de um projeto de intervenção, bem como sua implementação e avaliação, nesse mesmo período, nos hospitais selecionados para o projeto. 

“A escolha da Maternidade Santa Mônica tem grande importância para toda a Uncisal. É um reconhecimento do trabalho de toda a gestão da Maternidade, com apoio da Reitoria e Pró-Reitorias da nossa Universidade”, completou Graciliana Swarowsky.