01/06/2022 12:06 | Serviços

Manancial do Sistema Aviação segue em monitoramento por conta das chuvas

Operação do sistema teve que ser temporariamente suspensa devido à qualidade da água bruta, que inviabiliza o tratamento


ETA do Sistema Aviação faz o tratamento da água que é enviada para bairros da parte alta de Maceió

Diego Barros/Ascom


Diego Barros / Ascom Casal

Texto e foto: 

 

 

 

 

ABASTECIMENTO



Diego Barros

 

O manancial do Sistema Aviação continua em monitoramento, nesta quarta-feira (1º), em virtude das chuvas dos últimos dias, que prejudicaram a qualidade da água bruta. Por conta dessa situação, o tratamento ficou temporariamente inviabilizado e, com isso, a operação teve que ser suspensa. O sistema atende bairros da parte alta de Maceió.

A medida foi tomada por equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela operação do sistema, com acompanhamento da BRK Ambiental, que faz a distribuição do líquido aos moradores, e segue recomendações da legislação que regula o setor, a qual proíbe a distribuição de água fora dos padrões de consumo.

As chuvas têm carreado muitos sedimentos para o Riacho Aviação, manancial que abastece o complexo, e prejudicado a qualidade da água bruta, o que está inviabilizando temporariamente o tratamento.

Tão logo a situação melhore, serão feitos testes para que se decida pela reativação do sistema e, posteriormente, o envio do líquido para a BRK, a qual o distribui aos moradores do Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital.

Rio Largo

O sistema produtor de água que atende ao conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo, já está operando dentro da normalidade nesta quarta-feira (1º). É que na terça-feira (31) uma das bombas apresentou defeito, em virtude das chuvas e a operação ficou em 50% da capacidade. Porém, o equipamento defeituoso já foi consertado pela Casal e, com isso, o sistema opera com a capacidade normal de produção. O líquido tratado é repassado para a BRK Ambiental, responsável pela distribuição aos moradores. A distribuição, portanto, está em recuperação gradativa.