30/03/2023 18:16 | Saúde

Mais de 71 mil internações foram registradas pela Central Estadual de Regulação de Leitos nos últimos três anos

Central Estadual de Regulação de Leitos assegura a transferência de pacientes que precisam de internação

Carla Cleto / Ascom Sesau

Bia Alexandrino / Ascom Sesau

A Central Estadual de Regulação de Leitos, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau), completou três anos nesta quinta-feira (30) e, desde março de 2020, quando foi inaugurada, 71.554 leitos hospitalares foram regulados. Esse número representa a quantidade de internações de pacientes na Rede Pública Estadual de Saúde, nas áreas de Média e Alta Complexidades, incluindo os pacientes que foram transferidos para leitos exclusivos para Covid-19.

Além da regulação de leitos para internação, o serviço assegurou 128.495 regulações ambulatoriais em unidades da Sesau, possibilitando a realização de consultas e exames nas duas Clínicas da Família e no Hospital do Coração Alagoano, no Hospital da Criança, no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), e no Hospital da Mulher (HM), todos em Maceió. O serviço também assegurou o agendamento de consultas no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, e no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.

De acordo com balanço realizado pela Sesau, dos 71.554 leitos regulados, 42.205 foram ocupados apenas por pacientes com complicações provocadas pelo novo coronavírus, o que representa quase 60% do total de regulações, nos últimos três anos. Vale lembrar que durante o pico da Pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, a Sesau contou com hospitais exclusivos para pacientes acometidos pelo novo coronavírus, além de dois hospitais de campanha, sendo um na capital alagoana e o outro no município de Arapiraca.

A secretária executiva de Regulação e Gestão da Sesau, Geonice Peixoto, afirma que a Central Estadual de Regulação de Leitos é essencial no funcionamento do SUS alagoano, porque é responsável pela logística, organização e transferência de pacientes que residem nos 102 municípios alagoanos. “Esse trabalho é realizado ininterruptamente, 24 horas por dia, de domingo a domingo, por uma equipe multidisciplinar formada por videofonistas, médicos e supervisores”, conclui a gestora.

Finalidade do Serviço

O serviço tem a atribuição de atuar para transferir os pacientes que necessitam de internação hospitalar ou cirurgias. As transferências ocorrem para as 26 unidades no Estado, incluindo as da Sesau e os hospitais filantrópicos e particulares que possuem leitos contratualizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica Lysgreth Sanchez, coordenadora da Central Estadual de Regulação de Leitos, lembra o estudo publicado pelo Instituto Bill Gates e Melinda Gates, em que Alagoas foi citada como referência nacional no enfrentamento à Pandemia da Covid-19. “Ao longo desses três anos, muitas vidas foram salvas graças à eficiência do trabalho da Central Estadual de Regulação de Leitos da Sesau. Não só salvamos muitas vidas atingida pela Covid-19, como também conseguimos organizar e melhorar o acesso aos leitos, além de operacionalizar tudo o que estava previsto”, disse.