22/11/2021 10:33 | Saúde

Mais de 130 usuários já foram atendidos pelo Samu após a implantação do AVC Dá Sinais

Doença é a segunda maior causa de mortes no Brasil; assistência ágil reduz sequelas e óbitos


Thyares Medeiros


Thyares Medeiros

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame”, é a segunda maior causa de mortes no Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS). Só no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foram atendidos 131 casos entre transferências hospitalares e atendimentos primários, desde que o Programa AVC Dá Sinais foi lançado, em agosto deste ano, para responder mais ágil e de maneira mais eficiente a estes casos.

Para identificar um AVC, algumas atividades podem ser realizadas para auxiliar a apontar os sintomas e agilizar o socorro. Uma pessoa acometida pelo problema vai ter dificuldade para levantar os braços, para falar, paralisia parcial do rosto e pode, ainda, perder parcialmente a consciência.

Para estes casos, o médico do Samu Alagoas, Claubiano Moura, alerta que é importante buscar socorro o mais rápido possível, ligando gratuitamente para o número 192. “A literatura médica já comprova que a assistência deve acontecer em até 4h30 desde o início dos sintomas. Se o paciente for atendido dentro desta “janela do AVC”, pode reduzir até completamente as sequelas e danos permanentes”, explicou.

AVC Dá Sinais - Lançado em agosto deste ano, a iniciativa, pioneira em todo o país, tornou Alagoas o primeiro Estado a dispor de uma rede de cuidados específica para o AVC. O programa coloca uma rede de assistência para a doença à disposição dos alagoanos, conectando o Samu e várias unidades de saúde através do aplicativo de telemedicina Join.

Este sistema facilita o compartilhamento de informações médicas entre equipes, agiliza o atendimento e permite um diagnóstico de alta precisão para definição do melhor procedimento médico a ser realizado. Entre o lançamento do programa, em 23 de agosto deste ano, e o começo de novembro, 338 pacientes inseridos no AVC Dá Sinais foram registrados e tiveram o diagnóstico definido com auxílio do aplicativo Join. Antes da implantação do sistema, no primeiro semestre de 2021, 419 pacientes com este quadro foram socorridos pelo Samu em Alagoas.

Quando acionar o Samu - O Samu Alagoas funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e pode ser acionado através de ligação gratuita pelo número 192. Além de atender pacientes de casos suspeitas de AVC, o serviço atua em ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, quedas de altura, afogamentos e queimaduras.

O serviço também pode ser acionado para atender casos obstétricos, casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Covid-19 com quadros suspeitos ou confirmados. Por meio do telefone 192 também é possível solicitar assistência para pacientes em surto psiquiátrico.