12/04/2022 18:10 | Justiça e Controle Interno

Klever Loureiro recebe defensor público-geral e elogia trabalho realizado pela Defensoria Pública do Estado


Defensores falaram sobre o papel fundamental da Defensoria Pública do Estado para a garantia dos direitos da população mais carente

Neno Canuto / Agência Alagoas


Jamylle Bezerra / Agência Alagoas

O governador Klever Loureiro recebeu, na tarde desta terça-feira (12/04), o defensor público-geral de Alagoas Carlos Eduardo Monteiro e o subdefensor público Fabrício Leão Souto. Na ocasião, eles falaram sobre o papel fundamental da Defensoria Pública do Estado para a garantia dos direitos da população mais carente.

 

“A Defensoria é um órgão que realmente conta com pessoas técnicas e dedicadas e que fazem até mais que muitos advogados particulares. Não haveria justiça na sua essência se não fosse a Defensoria, pois só os ricos poderiam ter seus direitos garantidos”, pontuou o governador.


 

Para se ter uma ideia da atuação do órgão, entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021, a Defensoria fez 784.282 atendimentos na área cível e outros 103.141 na área criminal. Um total de 887.423 em três anos. Além disso, de acordo com o defensor público-geral, o órgão alagoano é o que mais encaminha demandas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que mostra que o trabalho dos profissionais vai até a última instância.

 

“Nossa missão é resolver o papel do cidadão. Temos como meta colocar um defensor em cada comarca de Alagoas, para mantermos a paridade. Para isso, protocolamos um projeto na Assembleia Legislativa para abrirmos mais dez vagas para defensor”, afirmou Carlos Eduardo, destacando haver a necessidade de realização de um novo concurso para o cargo, diante de tanta demanda da população mais carente.



 

O secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, que esteve presente à reunião, também elogiou e agradeceu pelo trabalho realizado pelos defensores alagoanos. Segundo ele, durante o período da pandemia, a Defensoria Pública foi fundamental para o cumprimento dos decretos estaduais.

 

“A Defensoria tem um quadro muito competente e executa um papel primordial junto ao governo. Os defensores foram importantes demais durante a pandemia e sempre estiveram junto com o governo. Tudo isso sem deixar de cumprir a atividade principal da categoria, que é defender o cidadão”, disse Fábio Farias.