01/12/2022 18:51 | Serviços

Juceal participa de encontro nacional como referência digital na abertura de negócios

Evento foi realizado nesta quarta e quinta-feira, em Curitiba, e discutiu registro empresarial brasileiro


Encontro discutiu os andamentos para evolução do ambiente empresarial brasileiro

Ilustração


Hotton Machado / Ascom Juceal

Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) participaram do 41º Encontro Nacional das Juntas Comerciais (ENAJ), em Curitiba-PR. O evento, que teve início na quarta (30) e foi encerrado nesta quinta-feira (1°), discutiu os andamentos para evolução do ambiente empresarial brasileiro. Alagoas participou como uma das referências nacionais em relação ao desenvolvimento do registro de empresas, apresentando um andamento totalmente online e com integração entre os 102 municípios.

 

“Nós fomos a primeira Junta Comercial do país a integrar todos os (102) municípios do estado. Hoje o registro empresarial em Alagoas é uma realidade totalmente online, onde o cliente faz tudo pelo Portal Facilita Alagoas. Além disso, possuímos integração com os cartórios e com a OAB. Para o futuro, a gente tem pensado ainda mais na Juceal como integradora da Redesim. Se o registro é uma realidade, a gente tem que evoluir com o licenciamento, com as integrações e com esse ambiente de negócios. A Junta Comercial tem que ser e pode ser muito mais um grande agente de desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.

 

Para abrir um negócio em Alagoas, o empresário inicia e recebe o seu processo autenticado de forma digital, por meio do Portal Facilita Alagoas – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. Em outubro, por exemplo, a passagem de processos dentro da Junta Comercial atingiu o prazo médio de apenas 31h54, segundo o próprio órgão.

 

Essa evolução de ações e essa diminuição de prazos são focos também do evento, que possui o tema “Juntas Comerciais fomentando a economia do país”. O encontro de Curitiba conta, dentre as discussões, com espaços sobre Balcão Único Nacional (BUN) – sistema unificado para o ambiente empresarial –, compartilhamento de dados, elaboração e padronização da lista de atos e eventos Redesim pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), além de balanço de ações e perspectivas para as Juntas Comerciais.

 

Estiveram presentes no evento, o presidente da Juceal Carlos Araújo; o vice-presidente da Juceal, Fábio de Lima; presidentes, vice-presidentes, secretários-gerais, procuradores e técnicos de tecnologia da informação e da Redesim, além de autoridades, como o atual diretor do Drei, Allan Nascimento Turano.