01/03/2023 18:09 | Saúde

Ipaseal Saúde terá reajuste abaixo da inflação neste mês de março

Percentual fica abaixo da metade da inflação acumulada em três anos. Último aumento do plano aconteceu em janeiro de 2020


Último aumento do plano aconteceu em janeiro de 2020

Ascom Ipaseal Saúde


Ana Rita Moura / Ascom Ipaseal Saúde

Com os preços congelados há três anos, o Ipaseal Saúde, plano que abrange parte dos servidores públicos estaduais de Alagoas, terá reajuste de 9,89% neste mês de março. O percentual ficou abaixo da metade da inflação acumulada, desde o último ajuste de preços, ocorrido em janeiro de 2020.


De lá para cá, por conta da recessão provocada pela pandemia do Coronavírus, o Estado conseguiu manter o valor do plano congelado, enquanto a inflação do período acumulou em 20,37%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que serve de referência aos planos de saúde que não têm os preços controlados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a exemplo do Ipaseal.


"Durante esses três anos, por causa da situação atípica provocada pela pandemia, o Ipaseal Saúde manteve seus serviços sem reajustar os preços do plano, que já são defasados. E mesmo agora, quando o reajuste se faz inevitável para garantir a sustentabilidade da assistência, o Governo de Alagoas resolveu repassar apenas a metade da inflação acumulada nesses três anos", destaca o diretor-presidente do Ipaseal, Adeilson Bezerra.


Ele informa ainda que durante esse período, os salários dos servidores do Estado tiveram reajuste superior a 14%, reforçado com um processo de valorização de várias categorias que conquistaram avanços substanciais na melhoria salarial.