04/04/2023 17:33 | Segurança

Instituto de Identificação de Alagoas amplia rede de atendimento à população

Novo posto de atendimento à população foi inaugurado no município de Novo Lino

Aarão José / Ascom Polcal

O Instituto de Identificação da Polícia Científica inaugurou na manhã desta terça-feira (4), um novo posto de atendimento à população no município de Novo Lino. A instalação da moderna unidade foi realizada em parceria com a prefeitura da cidade que disponibilizou o espaço e a estrutura necessária para funcionamento do posto.

Com capacidade de atender diariamente mais de 30 pessoas, o posto que recebeu o nome Romeu Soares da Silva funciona na sede da Secretaria de Infraestrutura em frente à prefeitura que fica na Rua do Comércio, no centro da cidade. No local, os requerentes poderão solicitar a primeira e segunda via da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O horário de atendimento seguirá o padrão da rede de postos do Instituto, funcionando de segunda a sexta-feira, com abertura da unidade às 8h e encerramento das atividades às 17 horas. Mas, o atendimento está condicionado ao agendamento prévio que deverá ser realizado no mesmo local onde funciona o posto.

Na inauguração, a prefeita Marcela Gomes, afirmou que a implantação de um posto do Instituto de Identificação era um antigo sonho dos moradores de Novo Lino e região, visto que muitos deles optavam por tirar o RG em Pernambuco. Além de Novo Lino, estrategicamente a unidade atenderá moradores dos municípios vizinhos, como Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe e Jundiá.

Anízio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação explicou que a abertura da nova unidade faz parte de um plano de ampliação da rede de atendimento. Atualmente, além da sede, o órgão conta com 45 unidades espalhadas pela capital e interior do estado, incluindo os postos instalados nas Centrais Já, Cisp do Pilar e Rio Largo, e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca.

“Estamos desenvolvendo vários projetos para melhorar os serviços realizados pelo Instituto de Identificação que tem 102 anos de histórias, e recentemente se tornou o único Estado do Nordeste a emitir o novo modelo do RG. A ideia de ampliação da rede é descentralizar e facilitar o acesso ao serviço público, e com isso atender o maior número de pessoas”, afirmou o superintendente.

O projeto prevê a inauguração de outros três postos de atendimento ainda este mês, neste mesmo modelo de parceria entre o Instituto e as prefeituras. As próximas unidades serão instaladas nos municípios de Anadia, Feira Grande e em São Miguel dos Milagres.