05/01/2023 17:36 | Saúde

Inscrições do Processo Seletivo para Residência Médica em Alagoas se encerram na segunda-feira (9)

São 97 vagas, sendo 39 em hospitais do Governo de Alagoas; só no HGE são 20 disponíveis


Das quase sem vagas de residência ofertadas para Alagoas, 20 estarão disponíveis no HGE

Carla Cleto


Thallysson Alves / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas abriu inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica para os hospitais do estado. Os interessados em participar do programa têm até a próxima segunda-feira (9) para se inscrever. Os candidatos devem fazer a inscrição através do site www.strixeducacao.com.br. No total são oferecidas 97 vagas, distribuídas em onze instituições credenciadas à Comissão Estadual de Residência Médica do Estado (CEREM/AL).


As unidades do Governo de Alagoas oferecem 39 vagas, sendo 20 no Hospital Geral do Estado (HGE), dez no Hospital Regional da Mata (HRM), seis no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e três no Hospital de Emergência do Agreste (HEA). As demais vagas estão disponíveis na Fundação Educacional Jayme de Altavila (22), no Hospital Veredas (18), no Hospital Chama (6), na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (4), na Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho (4) e na Associação Beneficente de Palmeira dos Índios (4).


Em Maceió, o HGE oferece cinco vagas em Clínica Médica, quatro em Pediatria, quatro em Medicina de Emergência, duas em Neurologia, duas em Ortopedia e Traumatologia, duas em Medicina Física e Reabilitação e uma em Cirurgia Geral. Já o Hospital Metropolitano de Alagoas, conta com duas em Medicina Intensiva, duas em Anestesiologia e duas em Clínica Médica.


No interior, o HRM, em União dos Palmares, destina duas em Ortopedia e Traumatologia, duas em Pediatria, duas em Anestesiologia, duas em Cirurgia Geral e duas em Clínica Médica. Por fim, no HEA, em Arapiraca, são duas em Anestesiologia e uma em Medicina de Emergência.


OPORTUNIDADES
O presidente da Comissão Estadual de Residências Médicas de Alagoas (CEREM/AL), médico Fernando Fidelis, ressalta que as oportunidades são únicas para todos os médicos que buscam se especializar, com o objetivo de prestarem assistência qualificada aos seus pacientes. Ele atenta aos interessados que observem todos os prazos e datas expostos no edital para que contratempos sejam evitados.


“Nós oferecemos cursos em hospitais considerados referência, onde o aprendizado é único. Um médico que deseja se especializar em Medicina de Emergência, por exemplo, não poderia encontrar melhores estudos fora do HGE e do HEA. Essas, como as instituições incluídas no processo seletivo, detém uma grande diversidade de casos, o que dá riqueza aos estudos, fora que os estudantes estarão com os melhores profissionais de Alagoas”, ressaltou Fernando Fidelis.


Para o gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira, é motivo de muita honra saber que o hospital é a unidade de saúde que mais oferece vagas de Residência Médica.  Ele adianta que já está em andamento um projeto que estenderá a residência para enfermeiros, nutricionistas e profissionais de várias áreas que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


“Estamos com uma equipe empenhada para o credenciamento com o Ministério da Educação e adiantando estudos que futuramente fortalecerão as atividades que serão desempenhadas pelos alunos. Nós acreditamos que é importante estender os estudos para outras áreas. Por isso, pretendemos abraçar a Enfermagem, a Nutrição, a Fisioterapia, a Psicologia, a Terapia Ocupacional, a Odontologia e Farmácia”, pontuou Paulo Teixeira.


Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que é especialista em ortopedia e traumatologia, a residência médica é fundamental para que os profissionais médicos possam focar na área da medicina em que possuem aptidão. "É fundamental contarmos com especialistas nas mais diversas áreas, ampliando o leque de profissionais em nosso Estado. Assegurar que tenhamos vagas para residência em Alagoas, possibilita que os novos médicos possam se especializar em seu Estado de origem, sem haver a necessidade de migrar para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília", destacou Gustavo Pontes.