03/11/2022 10:57 | Cultura

Inscrições abertas para o IV Encontro de Contadores de Histórias de Alagoas

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone (82) 3315-7877 ou WhatsApp (82) 98882-2410

Camylla Thomasya/ Ascom Secult

A IV Edição do Encontro de Contadores de Histórias de Alagoas, que tem como tema “Do rimar ao brincar, Viva a cultura popular!”, já está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do telefone (82) 3315-7877 ou através do WhatsApp (82) 98882-2410. O evento cultural, que busca fomentar a leitura e a arte da contação, será promovido nos próximos dias 10 e 11 de novembro.

A solenidade de abertura desta quarta edição terá início às 9h, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no Jaraguá, e contará com a apresentação do Grupo de Teatro de Bonecos de Alagoas e a palestra do escritor, livreiro e mestre Richard Plácido. No período da tarde serão realizadas oficinas de brincadeiras cantadas, expressão corporal, escrita criativa, confecção de mamulengos e bois, na Biblioteca Pública Estadual, no Centro, das 14h às 16h30.

Já no segundo dia, as atividades serão promovidas no auditório da 13ª Gere (Gerência Regional de Alagoas), no Cepa. Na oportunidade, haverá a apresentação do Grupo Coletivo de Teatro Hetéaçã, que fará uma homenagem ao contador de histórias Toni Edison, e ainda será realizada uma maratona de contadores de histórias.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o evento cultural visa estimular a contação de história no processo de alfabetização do indivíduo. “A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e de estímulo à imaginação”, destacou.

A coordenadora da Biblioteca, Mira Dantas, ressaltou que a iniciativa busca incentivar a proximidade do livro com o leitor e a multiplicação de profissionais na arte de contar histórias. “O nosso objetivo é promover em Alagoas o incentivo à leitura através da formação de contadores de histórias como ferramenta de inclusão”, disse.

Confira a programação:

10 de Novembro

Local: Auditório do Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA)

9h - Abertura

Apresentação do Grupo Teatro de Bonecos de Alagoas

10h - Palestra com o escritor, livreiro e mestre Richard Plácido

14h às 16h30 – Oficinas

Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Brincadeiras cantadas com Damiana e Sidney

Corpo que brinca com Meire Deise

Escrita Criativa com Rochelli Assis

Confecção de mamulengo e bois com Adriana Chaluppe

11 de Novembro

Local: Auditório da 13ª Gere – Cepa

Maratona de Contadores de Histórias

9h – Abertura

Homenagem ao Contador de histórias, Tony Edson com o Grupo Coletivo de Teatro Hetéaçã

10hs às 11h30 - Contadores de histórias voluntários mediante inscrição.

14h às 16h30 - Contadores de histórias voluntários mediante inscrição.