14/07/2022 18:42 | Utilidade Pública

Incidência de casos de Covid-19 em Alagoas sinaliza estabilização

Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 realizou reunião semanal nesta quinta (14)

Reunião do Gruto Técnico do Comitê Estadual da Covid-19 discutiu a situação da doença em Alagoas

Olival Santos / Ascom Sesau

Bia Alexandrino / Ascom Sesau

O Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou uma nova reunião, nesta quinta-feira (14), com o objetivo de discutir a incidência da doença, além dos dados relacionados à hospitalização e os óbitos provocados pelo novo coronavírus em Alagoas. Na oportunidade foram apresentados os dados da semana epidemiológica 27.

O gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros, comparou o número de casos, internações e óbitos por Covid-19 entre as duas últimas semanas epidemiológicas e entre este mesmo período no ano passado.

Conforme foi apresentado na reunião, a incidência de casos de Covid-19 em Alagoas sinaliza estabilização em quase todas as faixas etárias e em quase todas as regiões de saúde do Estado. Esta estabilização ainda não pode ser vista no número de internações hospitalares, apesar da desaceleração que começou a ocorrer.

Já com relação ao número de óbitos, ainda não pode ser percebida uma sinalização de estabilização e nem de desaceleração. Isso porque, a média de óbitos por Covid-19 por dia era de 2,4 na semana epidemiológica 26 e esse número subiu para 5,1 na semana epidemiológica 27.

O chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 e demais doenças infectocontagiosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, explica que há uma relação entre o número de casos de internações hospitalares e mortes por Covid-19. “É correto afirmar que já temos um sinal de estabilização na incidência e uma desaceleração no número de internações, mas o dado sobre óbitos é o último parâmetro a cair. E, apesar de o cenário ser otimista, ainda é precoce vislumbrar essa queda no número de mortes”, afirmou.

2021 x 2022 - Foram realizadas também comparações entre o período de janeiro a julho de 2021 e 2022 com relação à incidência, à internação e à mortalidade, que apresentaram uma queda considerável entre o ano passado e este ano.

De acordo com o exposto na reunião, o número de casos diminuiu 56% entre os meses de janeiro e julho do ano passado com relação ao mesmo período deste ano. Este dado foi ainda mais considerável com relação ao número de internações hospitalares, que caiu 80%. Já com relação às mortes, houve uma diminuição de 83%, considerando o mesmo período.

De acordo com a gerente de Ações Estratégicas da Sesau, Sylvana Medeiros, esse declínio ocorreu graças à campanha de vacinação, que teve início em janeiro de 2021.

Estiveram presentes na reunião, que acontece semanalmente, todas às quintas-feiras, o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão; o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 e demais doenças infectocontagiosas, Renee Oliveira; a gerente de Ações Estratégicas, Sylvana Medeiros; o gerente de Controle e Vigilância das Doenças Transmissíveis, Diego Hora; e a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Silva.