22/06/2022 14:39 | Desenvolvimento Econômico

Incentivos fiscais asseguram implantação de indústria de energia limpa em Alagoas

Empresa instalada no polo industrial de Marechal Deodoro deve gerar 360 empregos - sendo 90 diretos e 270 indiretos


Pedra fundamental da nova indústria foi lançada nesta quarta-feira

Theresa Ebrahim/ Sedetur


Waldson Costa/ Sedetur

Com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), concedidos pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), foi lançada, na manhã desta quarta-feira (22), no Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, a pedra fundamental das obras da Grune Energie de Alagoas S/A, indústria que vai transformar biomassa em energia limpa aumentando de forma sustentável o potencial energético da área industrial.


“O Governo de Alagoas está de portas abertas para que investimentos como estes sejam concretizados. A Sedetur está empenhada não só na captação dos investimentos, mas, também, na agilidade para que os processos tramitem mais rápido, acelerando os processos para que novas indústrias se instalem em Alagoas”, destacou o chefe de gabinete da Sedetur, James Teotônio.


Com investimentos na ordem de R$ 400 milhões – recursos Grune e Braskem – o Projeto Energia Limpa e Eficiente que está em andamento estima que a indústria que vai transformar a biomassa do eucalipto em energia limpa resulte, durante o período de operação, na geração de 360 empregos – sendo 90 diretos e 270 indiretos. No entanto, já na fase de construção do parque fabril a estimativa é que sejam gerados ao menos 500 empregos, movimentando a economia do estado.




DIFERENCIAL COMPETITIVO


Os benefícios fiscais concedidos para implantação e operação da indústria de transformação em Alagoas fazem parte do decreto do Plano de Retomada da Economia Pós-Covid, assinado pelo governador Paulo Dantas em maio deste ano.


Assim, os benefícios concedidos pelo governo de Alagoas compreendem a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e  na saída dos produtos industrializados. Além do diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, sobre a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.


Empresa pertencente à multinacional francesa Veolia, a Grune vai gerar energia limpa para abastecer o parque industrial da Braskem em Alagoas, melhorando a eficiência energética ao mesmo tempo que reduz os impactos ambientais.