21/12/2022 18:51 | Saúde

Inaugurado há três meses, Hospital do Coração Alagoano já realizou cerca de 3 mil procedimentos

Unidade hospitalar localizada no bairro Cidade Universitária possui estrutura interligada ao Hospital Metropolitano e atende apenas por regulação


Em três meses de funcionamento, Hospital do Coração Alagoano realizou 83 cirurgias de marca-passo

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Inaugurado há apenas três meses, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, localizado no bairro Cidade Universitária, já realizou 2.969 procedimentos médicos. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (21), durante encontro realizado no auditório da unidade hospitalar, que reuniu o gestor da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), Gustavo Pontes de Miranda, diretores e servidores.

 

Ao todo, o hospital realizou 83 cirurgias de marca-passo, 19 revascularizações do miocárdio, 22 trocas valvar, três implantes de bioprótese, uma retirada de mixoma, uma correção de aneurisma de raiz de aorta e uma ablação. Também foram feitas 718 consultas cardiológicas, além de 323 ressonâncias magnéticas, 90 tomografias, seis angiotomografias, 428 ecocardiogramas, 462 eletrocardiogramas, 23 holteres, 100 testes ergométricos, 53 ultrassonografias e 636 exames de raios-x. A unidade possui uma estrutura interligada ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e atende apenas por regulação, ou seja, recebe pacientes encaminhados.

 

Presente na unidade, Gustavo Pontes de Miranda, relembrou o processo de construção do hospital e destacou a união e comprometimento do Governo do Estado com o povo alagoano. “Nós, que fazemos a Saúde de Alagoas, estamos muito contentes em termos inaugurado um hospital da área cardiológica destinado para o atendimento exclusivo de usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]. Esta unidade é um divisor de águas na assistência cardiológica, uma vez que Alagoas era um dos poucos estados brasileiros que não contava com um hospital destinado, exclusivamente, a tratar das doenças do coração”, afirmou.

 

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, ressaltou a importância da unidade para Alagoas. “Entendemos o hospital como um propósito, que é salvar vidas. Nós temos a determinação de transformar esse trabalho em referência para o país. A unidade, em breve, estará com seu ciclo assistencial completo e fará procedimentos que antes precisaríamos solicitar fora do Estado”, disse.

 

Hospital do Coração

 

O Hospital do Coração Alagoano Dr. Adib Jatene possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia, dez de UTI adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.