18/12/2021 18:57 | Segurança

Inauguração do 34º CISP de Alagoas em Piaçabuçu marca encerramento do Governo Presente

Investimentos em saúde, educação e infraestrutura também foram repassados pelo governador Renan Filho ao município

Thiago Sampaio

Pollyana dos Anjos

O encerramento da 12ª edição do Governo Presente foi marcado pela entrega do 34° Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do estado em Piaçabuçu. A unidade do tipo I, construída com R$ 2,5 milhões do Tesouro Estadual, vai reforçar a segurança no município e na região Sul. A estrutura foi inaugurada pelo governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, neste sábado (18).

Como tradição nas entregas dos CISP, o governador realiza a primeira reunião na sala de interação da unidade de segurança. Lá, ele explicou que a integração das polícias com a população é o que faz funcionar esse modelo de unidade.

“O segredo do CISP é a integração da sociedade com as polícias. Toda vez que eu faço essa primeira reunião, eu solicito ao prefeito que faça a segunda, que coloque  o secretariado, chame a polícia, veja como são feitas as rondas, o que eles estão pensando em fazer, qual a estratégia de segurança. Fazendo, assim, uma sociedade mais próxima da polícia e consequentemente mais segura”, explicou Renan Filho, lembrando que em apenas cinco anos de existência o CISP já está em todas as regiões de Alagoas.

O prefeito da cidade, Djalma Beltrão, destacou que a chegada do Centro Integrado vai garantir que as pessoas se sintam mais seguras. Já o secretário Alfredo Gaspar afirmou que Piaçabuçu terá um policiamento com muito mais condições de resposta.

“Quando o senhor assumiu o Governo, aqui na cidade houve 22 homicídios, depois a média passou a ser de 7 a 10, e cada vez mais foi baixando. Estamos com a redução de 50% em crimes de morte e 70% de roubo de veículos. Com a chegada do CISP, Piaçabuçu terá um acréscimo muito bom para a segurança pública”, finalizou o secretário.

Os investimentos em equipamentos e políticas efetivas em segurança têm impactado diretamente nos resultados positivos de redução de violência no estado. O secretário Alfredo Gaspar projeta que Alagoas terá, em 2021, o ano menos violento da última década. “Isso é fruto desse trabalho planejado e que tem dado resultados eficientes”, conclui.

Mais investimentos em segurança – Ainda durante a inauguração do CISP, o governador realizou a entrega de 160 macacões de voo antichamas, um investimento de R$ 302 mil em recursos do Estado que oferece maior segurança e conforto para os operadores aerotáticos.

Fortalece Alagoas – O município do Litoral Sul também entrou para a rota de desenvolvimento do programa Fortalece Alagoas com a entrega dos maquinários que ajudarão no funcionamento dos serviços públicos. Foram entregues um ônibus escolar, uma ambulância, uma patrol e um caminhão frigorífico.