24/03/2023 17:33 | Meio Ambiente

IMA/AL e Sermarh fazem reunião de alinhamento sobre Unidades de Conservação

Pauta reuniu uma série de encaminhamentos para melhorar o funcionamento dos Conselhos Gestores das áreas legalmente protegidas


Ascom IMA


Clarice Maia / Ascom IMA

Como parte dos novos direcionamentos na gestão do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), a equipe da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc) fez, na manhã dessa sexta-feira (24), uma reunião de organização e alinhamento com a Superintendência de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 

A ideia é que a gestão das áreas protegidas passe a acontecer de modo ainda mais organizado e dinâmico, a partir de um melhor funcionamento dos seus Conselhos Gestores.

 

Com uma pauta bastante extensa, foram tratadas questões operacionais de funcionamento dos grupos já formados. Alguns assuntos que foram bastante discutidos, tais como a possibilidade de renovação de instituições com representações nos Conselhos; comprometimento e assiduidade dos participantes; capacitação técnica; atuação e acompanhamento dos planos de manejo; padronização dos procedimentos internos dos grupos; definição dos calendários de reuniões ordinárias.

 

O gerente de Unidades de Conservação do IMA/AL, Alex Nazário, explicou que as equipes também estudam formas de melhorar o comprometimento dos representantes dos municípios que fazem parte dos Conselhos. Isso porque eles possuem assento fixo, mas, apesar de acompanharem o calendário de encontros e as pautas de discussões, eventualmente não mantém constância nas discussões e andamento das resoluções, inclusive acerca de intervenções previstas para os próprios municípios que representam.



 

Alex Nazário disse ainda que nem todas as Unidades de Conservação possuem Conselho Gestor e essa é uma situação que precisa ser resolvida. “Conversamos sobre os primeiros passos que precisam ser dados, como forma de mobilização local, para criação do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Serra da Caiçara. Também sobre as formas que serão utilizadas para reativar o grupo de gestão da Estação Ecológica Curral do Meio e o do Refúgio de Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre. Isso é fundamental para o acompanhamento das áreas protegidas”.

 

A reunião faz parte das ações planejadas pela Gerência de Unidades de Conservação que também é um setor recém-criado na nova estrutura do Instituto, após a publicação da Lei Delegada n° 49/2023.