24/02/2022 13:36 | Saúde

Hospital Geral do Estado passa a realizar exames de imagem no leito do paciente


Divulgação


Neide Brandão

Um paciente, pela gravidade do seu quadro clínico, não pode ser removido do seu leito até outra área para realizar determinado tipo de exame, podendo acarretar em piora e até morte.

Essa situação era vivenciada na maior emergência alagoana, o Hospital Geral do Estado (HGE).  Agora, a unidade hospitalar conta com equipamentos capazes de realizar exames de imagem no leito dos pacientes, que, pela gravidade, não podem ser encaminhados até o Serviço de Imagem.

O médico Igor Ferreira, coordenador médico das áreas Vermelha Clínica e Amarela explicou que o serviço é feito através de protocolos específicos. “O transporte intra-hospitalar é um período de instabilidade e riscos para o paciente, com possibilidade de intercorrências relacionadas a falhas técnicas, alterações fisiológicas do paciente, tempo de transporte, entre outros fatores que podem agravar a situação clínica. Além disso, deve-se considerar que os setores para os quais se encaminha o paciente nem sempre dispõem dos mesmos equipamentos que nossos setores possuem”.

Segundo ele, antes, os pacientes que não podiam se deslocar ficavam sem um diagnóstico mais preciso, pois o quadro de saúde não permitia o deslocamento. Agora, o médico tem mais informações para poder adotar a melhor conduta.

“É um avanço sem igual! O governo de Alagoas não tem medido esforços para proporcionar mais qualidade às unidades de saúde, com precisão diagnóstica e humanização hospitalar”, pontuou Paulo Teixeira, gerente do HGE.

Na relação dos equipamentos móveis estão, a endoscopia, o ecocardiograma e a ultrassonografia.  Os equipamentos são direcionados até os leitos, minimizando intercorrências causadas pelos deslocamentos, em pacientes graves.

O médico Igor Ferreira contou o caso de uma paciente em que o exame de endoscopia no leito apontou que uma hemorragia interna, conhecida como HDA (Hemorragia Digestiva Alta), não podia ser resolvida apenas com o procedimento de imagem, como acontece em vários casos. Era indicada uma cirurgia.

“A precisão ajudou a conduzir o caso desta paciente. Estes equipamentos estão auxiliando demais aos profissionais nos diagnósticos e cuidados assistenciais”, comemorou o profissional de saúde.