26/05/2023 19:25 | Saúde

Hospital do Coração Alagoano realiza mais de 9 mil atendimentos desde a sua inauguração

Unidade é o primeiro hospital público de Alagoas especializado na assistência cardiológica

Hospital do Coração Alagoano conta com modero centro cirúrgico_

Olival Santos e Carla Cleto / Ascom Sesau

Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou 9.364 mil atendimentos desde a sua inauguração, em setembro de 2022. O equipamento de saúde é o primeiro hospital público especializado na assistência cardiológica no Estado.

Do total de atendimentos, 287 foram procedimentos cirúrgicos, entre implantações e trocas de marcapassos, revascularizações do miocárdio, trocas valvares, correção de aneurismas de raiz aorta, dissecção de aorta, estudos eletrofisiológicos e janelas pericárdicas. Também foram realizadas 1.929 ressonâncias magnéticas, 1.505 ecocardiogramas, 1.224 eletrocardiogramas, 233 tomografias, 30 angiotomografias, 60 halteres, 210 testes ergométricos, 150 ultrassonografias, 1.633 raios-x e cinco telemetrias.

Entre os pacientes beneficiados está o aposentado Manoel dos Santos, submetido a uma cirurgia para revascularização do miocárdio, mais conhecida como ponte de safena. "Graças a Deus fui bem atendido e minha vida foi salva. Só tenho a agradecer aos homens de bem desse hospital, que me deram uma nova chance", salientou Manoel dos Santos, no período em que esteve internado no Hospital do Coração Alagoano.

O secretário de Saúde do Estado, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do Hospital do Coração Alagoano para os usuários do SUS e da marca atingida pelos atendimentos. “Alagoas era um dos poucos estados que não contava com uma unidade hospitalar pública, especializada na assistência cardiológica. Os números alcançados são fruto de um trabalho forte e resultado da garra dos profissionais que atuam na unidade”, salientou.

Acesso

O atendimento no hospital é realizado via Sistema de Regulação (Sisreg), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames são oferecidos para toda a rede estadual de saúde e, caso o paciente tenha uma prescrição de um médico clínico ou cardiologista, ele terá acesso aos procedimentos ofertados.

No entanto, para ser atendido ambulatorialmente, o paciente deve se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade onde reside e solicitar a marcação. Para isso é necessário portar em mãos à prescrição médica, além do Cartão SUS, documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência.

A Unidade

O Hospital do Coração Alagoano foi construído com recursos próprios do Tesouro Estadual e recebeu investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Além de leitos para internação, o hospital conta com um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos.