26/12/2022 12:29 | Saúde

Hospital do Coração Alagoano realiza mais de 3 mil atendimentos em apenas três meses

Governador Paulo Dantas visitou unidade referência no tratamento de doenças cardiológicas

Aposentado José Nunes da Silva ficou internado 34 dias no Hospital do Coração, depois de sofrer um infarto e agradece o atendimento que recebeu

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas visitou, na manhã desta segunda-feira (26), o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, inaugurado há apenas três meses e que já é referência para pacientes de todo o Estado no tratamento de doenças cardiológicas. Ele visitou também a unidade do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), instalada dentro do hospital, que possui um ambulatório de hematologia que atende hemofílicos, falciformes e demais doenças hematológicas e também funciona como posto de coleta de sangue de segunda a sexta das 7h as 18h e sábados e feriados das 7h30 às 17h.

Ao chegar ao hospital, ao lado dos deputados Remy Calheiros e Ronaldo Medeiros, e do vice-governador José Wanderley Neto, Paulo Dantas foi saudado pela equipe e pacientes do hospital e agradeceu o empenho do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, e do diretor-geral do hospital, Otoni Verissimo, pelo bom trabalho à frente do Hospital do Coração Alagoano.

"Ninguém consegue fazer nada sozinho. Por isso, agradecemos também o apoio do Parlamento para a execução de diversas obras no Estado", afirmou o governador, que assegurou a conclusão de 300 obras ao longo dos próximos quatro anos, entre elas, mais dois hospitais e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

"Nossa meta é dar um salto de qualidade, não só na saúde, mas em todas as áreas. Acredito que o Estado vai avançar ainda mais nos próximos quatro anos, com apoio do presidente Lula e do senador eleito Renan Calheiros, que deve assumir o Ministério dos Transportes”, acrescentou.

“Esperamos que, agora, possamos conseguir o credenciamento, pelo governo federal, de todos nossos hospitais e obter recursos federais para pagamento de folha de pessoal e construção de mais hospitais e UPAs", disse Paulo Dantas, destacando a importância da promoção do ajuste fiscal para aumentar ainda mais a inclusão social.

O diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Verissimo, disse que o objetivo agora é trabalhar para que o Hospital do Coração Alagoano seja referência nacional em excelência e qualidade para a cardiologia no Brasil.

Funcionando no sistema "porta fechada", o hospital conta com 52 leitos, destinados exclusivamente a pacientes cardiológicos encaminhados por unidades de saúde da capital e do interior (Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Emergência.

A unidade conta com uma equipe de 687 funcionários, sendo 112 médicos. "Hoje temos desde o atendimento ambulatorial, diagnósticos por imagem (ecocardiogramas), além de MAPAs e Holter, até cirurgias", informou o diretor-geral da unidade. O hospital conta com equipamentos de última geração, para a realização de ressonâncias magnética e tomografias.

Nesses três meses de funcionamento já foram realizados mais de três mil atendimentos, entre eles, 141 procedimentos cirúrgicos, como colocação de marca-passos e de válvulas e revascularizacão (ponte de safena). "Estamos aguardando a chegada do equipamento de hemodinâmica para realização de cateterismo e angioplastia, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias", acrescentou Otoni Veríssimo.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do Hospital do Coração Alagoano, o primeiro hospital público exclusivo para atendimento de pacientes cardiológicos, que, antes, tinham que ser encaminhados a hospitais privados conveniados ao SUS.

"Hoje, temos 100% de atendimento pelo SUS aqui no hospital, onde foram investidos cerca de R$ 60 milhões, recursos próprios do Estado", enfatizou o secretário. Ele lembrou que a rede estadual de saúde está plenamente estabelecida e financiada, atendendo a quem precisa. "De junho até hoje já realizamos mais de 5 mil procedimentos cirúrgicos que estavam represados por causa da pandemia da Covid-19. Em breve, vamos zerar essas cirurgias, como determinou o governador Paulo Dantas", assegurou o secretário.

O aposentado José Nunes da Silva ficou internado 34 dias no Hospital do Coração, depois de sofrer um infarto. Morador da cidade de Campo Alegre, a 90 km de Maceió, ele enfrentou dificuldades para chegar ao hospital por causa da interdição de um trecho da pista, na altura da Ladeira do Varrela, devido à queda de uma barreira por causa das chuvas.

"Tivemos que fazer um desvio pelo Polo, mas, ao chegarmos aqui, a equipe já estava de prontidão", contou seu José.  "Eu sempre digo que eu não estava em um hospital, estava numa casa de repouso de gente rica. Fui muito bem tratado por todos os que estão aqui. Sempre digo que tive anjos cuidando de mim", enfatizou.

O vice-governador e deputado eleito, José Wanderley Neto, um dos cardiologistas mais renomados de Alagoas, afirmou que o Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene é um marco para a saúde em Alagoas, pois é o terceiro do Nordeste e o nono no país exclusivamente para atendimento a pacientes cardiológicos 100% público. "Era uma deficiência que o Estado tinha e, em dois meses, foi instalado, com uma equipe formada pelos melhores profissionais da área", observou.