13/03/2023 18:02 | Saúde

Hospital do Coração Alagoano chega à marca de mil ressonâncias magnéticas em três meses

Instalado em novembro de 2022, o equipamento realiza, em média, 12 exames por dia e cerca 360 mensais


Hospital do Coração Alagoano é o primeiro da rede pública de saúde a contar com ressonância magnética

Carla Cleto / Ascom Sesau


Mayara Moreira / Ascom Sesau

Nesses seis meses de serviços prestados à sociedade alagoana, os números positivos apresentados pelo Hospital do Coração Professor Adib Jatene, situado na Via Expressa, em Maceió, não param. A unidade de saúde é a primeira da rede pública do Estado a contar com um aparelho de ressonância magnética que, em apenas três meses de funcionamento, já realizou mil procedimentos.

 

Instalado em novembro de 2022, o equipamento realiza, em média, 12 exames por dia, o que corresponde a cerca de 360 mensais. A ressonância magnética é de extrema importância para o diagnóstico da patologia apresentada pelo paciente e orienta os médicos na indicação do tratamento a ser implementado.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o exame é fundamental para definir condutas médicas, e dotar o Hospital do Coração Alagoano deste equipamento é um orgulho para a sua gestão. "Esse foi o primeiro hospital entregue em nossa gestão. Saber que ele possui um equipamento tão importante nos enche de satisfação, diante do pioneirismo e das vidas salvas por meio dele".

 

Mesmo sendo especializado em doenças cardiológicas, o Centro de Diagnóstico do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene atende a uma grande parcela da população alagoana, independente da comorbidade apresentada.

 

"O Centro de Diagnóstico realiza exames das diversas áreas do corpo, desde as articulações, crânio, abdômen, pelve, ressonância cardíaca e fetal. Então, o aparelho é extrema importância para a sociedade alagoana, tendo em vista o percentual de alagoanos que não têm acesso a planos de saúde e a serviços da rede privada", destacou o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.

 

Ressonância Magnética

 

O exame de ressonância magnética é um procedimento de diagnóstico por imagem, que não possui radiação e permite a captação de imagens detalhadas e tridimensionais de forma não invasiva.

 

Segundo o médico radiologista, Thiago Costa, coordenador do Centro de Imagens do hospital, o fato de a unidade dispor desse equipamento de alta complexidade representa um marco em termos de atendimento no diagnóstico das doenças.

 

"Conseguimos alcançar a marca de mil exames em apenas três meses de funcionamento do equipamento. É uma marca muito importante para a saúde pública de Alagoas, pelo fato de o Governo do Estado disponibilizar este tipo de exame para toda a população, ajudando a identificar várias patologias", salientou.