06/04/2022 16:49 | Saúde

Hospital da Criança concede alta ao primeiro paciente

Criança de 1 ano e oito meses foi internada na unidade hospitalar para tratar uma desidratação

Com um sorriso estampado no rosto, após a recuperação do neto, Rosilda Aleixo deixou o HC com pequeno I.A.A. nos braços

Carla Cleto

Ruana Padilha

O Hospital da Criança, em Maceió, concedeu, na tarde desta quarta-feira (6), a primeira alta médica. O pequeno I.A.A., de um ano e oito meses, deixou a unidade hospitalar acompanhado da avó, depois de se restabelecer de um quadro de desidratação. Conforme o prontuário médico, o paciente foi internado no HC depois de ter sido regulado e encaminhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, onde recebeu o primeiro atendimento. Ele foi levado pela avó, Rosilda Aleixo.

A médica pediatra Auxiliadora Costa, comemorou a primeira alta concedida pela unidade. “Estamos realizando a nossa primeira alta. A criança entrou no HC com um quadro de diarreia e desidratação. Ela recebeu hidratação, foi monitorada e hoje recebeu alta”, explicou. Ainda segundo a pediatra, o pequeno I.A.A. continuará sendo acompanhado para dar prosseguimento ao tratamento pós-alta. “Ele possui uma necessidade ambulatorial específica, por isso, fizemos um encaminhamento para que receba assistência ambulatorial”, esclareceu.

A avó da criança, Rosilda Aleixo, agradeceu ao atendimento e acolhimento que ela e o neto receberam no HC. “Eu gostei muito do atendimento aqui no hospital, uma estrutura muito boa e com profissionais atenciosos. Agradeço muito a todos os médicos e enfermeiros que nos acompanharam”, contou.

A unidade

O Hospital da Criança, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), possui 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de duas salas de cirurgia e área para o atendimento às vítimas de violência sexual. O hospital dispõe, ainda, de Centro de Diagnóstico por Imagem, ecocardiografia, raios-X, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário.