25/05/2022 12:33 | Saúde

HGE ganha equipamento de alta tecnologia para uso em cirurgias neurológicas

Conjunto Panther Trépano + Drill fornece mais precisão e ajuda a evitar o risco de lesões


Equipamento foi apresentado ao gerente do HGE, Paulo Teixeira, e aos técnicos da unidade hospitalar _

Thallysson Alves/HGE


Thallysson Alves/ HGE

O Governo de Alagoas segue investindo nas unidades de saúde, inclusive as mais antigas, como o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Nesta quarta-feira (25), a equipe de neurocirurgia foi contemplada com um instrumento de alta performance, capaz de auxiliar nos procedimentos com mais precisão e evitando ainda mais o risco de lesões.


Trata-se do conjunto Panther Trépano + Drill, indicado para neurocirurgia, cirurgias cranianas (craniotomia) e modelagem óssea nas áreas de cirurgia da coluna vertebral (laminectomia), cirurgia de crânio maxilo facial, cirurgia de implantes em geral, plástica e reconstrução, otorrinolaringologia e ortopedia.   “Nós já tínhamos um conjunto semelhante a este, mas de tecnologia inferior. Agora, os nossos cirurgiões terão em mãos o que há de mais novo no mercado, o que trará benefícios consideráveis no cidadão que precisar passar por uma dessas cirurgias. O material agora será levado para esterilização e, posteriormente, estará disponível para uso”, informou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.


Segundo Jarbas Palmeira, representante da empresa Macom Instrumentos Cirúrgicos, fornecedora do equipamento, a aquisição da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é certeira para o perfil do HGE. Isso porque a unidade é especializada em traumas de Média e Alta Complexidade. A vida útil do Panther é longa, conforme os cuidados necessários preventivos de manutenção. “O HGE conta com uma qualificada equipe de Engenharia Clínica, atenta ao uso e desempenho de cada equipamento disponível. Cuidaremos com muito apreço, pois sabemos que esse investimento representa muitas vidas que futuramente serão salvas”, concluiu o gestor.