27/05/2022 14:03 | Meio Ambiente

Herbário MAC visita Associação Nordesta e firma parceria para estudos botânicos

Estudos vão contribuir diretamente nas ações de reflorestamento no entorno da Reserva Biológica de Pedra Talhada


Equipe do Herbário MAC esteve em Quebrangulo para conhecer as novas instalações da Associação Nordesta

Ascom IMA


Dálet Vieira/IMA

Com o objetivo de fortalecer parcerias e intensificar trabalhos florísticos, a equipe do Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), esteve no município de Quebrangulo para conhecer as novas instalações da Associação Nordesta. Durante a visita, foi firmada a parceria para a realização de um novo estudo para a identificação científica de espécies que irão contribuir diretamente com as ações de reflorestamento no entorno da Reserva Biológica de Pedra Talhada.

Na última quarta-feira (25), biólogas do Herbário MAC e representantes da Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (Aobal) puderam conhecer o viveiro de mudas, a câmara de sementes e as demais acomodações da Associação Nordesta, que foi criada há mais de 35 anos com o intuito de preservar as florestas tropicais e garantir melhor qualidade de vida às comunidades rurais.

Por lá, além dos conhecimentos enriquecedores compartilhados, foi firmada uma parceria para a identificação científica das espécies que estão sendo usadas no reflorestamento feito pela a Associação Nordesta. Rosângela Lemos, curadora do Herbário MAC, expõe que, a partir disso, será criado um herbário voltado ao reflorestamento.

“Essa parceria é para a criação de um herbário para as amostras das plantas que estão sendo utilizadas para o reflorestamento, porque apesar de as sementes serem tiradas do entorno da região, elas não possuem catalogação científica”, explica a curadora.

A ideia é que um herbário seja criado para acompanhar as coletas das amostras botânicas, no período do recolhimento de sementes. Essa é uma forma de garantir que exista comprovação científica de que essas plantas possuem ocorrência no local.