28/03/2023 10:07 | Saúde

Hemoal realiza duas coletas externas de sangue nesta terça-feira (28)

Ações itinerantes contribuem para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes do hemocentro


Além das coletas externas, Hemoal faz captação de sangue nos postos fixos de Maceió, Arapiraca e Coruripe

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza duas coletas externas nesta terça-feira (28), simultaneamente em Arapiraca e Porto Calvo.

 

Em Arapiraca, a ação vai ocorrer na praça Marques da Silva, no Centro da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Porto Calvo, os captadores de sangue do Hemoal atendem os voluntários no Hospital Regional do Norte (HRN), das 8h às 16h.

 

Com esta medida, segundo a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, o Núcleo de Captação de Sangue contribui para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes da unidade. "Além de Maceió, Arapiraca e Coruripe, em nossos postos fixos, também promovemos ações itinerantes para facilitar o acesso de todos os voluntários da capital e interior", ressaltou a gestora do hemocentro alagoano.

 

Critérios para Doação

 

Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue devem ter idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O Ministério da Saúde (MS) exige, ainda, que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas.

 

"Se o voluntário colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. Quem contraiu doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, fica impedido para o resto da vida de doar ", salientou Verônica Guedes.

 

Quanto às mulheres, há impedimento caso estejam grávidas ou amamentando, além de ser necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. No caso dos homens, de acordo com portaria do MS, o intervalo é de apenas dois meses.