15/06/2022 16:42 | Saúde

Hemoal funciona em horários especiais no feriado de Corpus Christi, nesta quinta (16)

Única exceção é para o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, que estará fechado


Para se candidatar à doação voluntária, os voluntários devem ter boa saúde e, ao comparecerem aos Postos de Coleta, é necessário estarem usando máscara

Carla Cleto


Josenildo Törres / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai funcionar em horário especial para doação de sangue e plaquetas nesta quinta-feira (16), Feriado Nacional de Corpus Christi. Em Arapiraca, o Posto de Coleta do Eldorado, funciona das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, o Posto de Coleta do Trapiche abre das 7h30 às 17h, enquanto que o Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, será fechado, retomando o atendimento na terça-feira (21).

 

Para se candidatar à doação voluntária de sangue, conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), os voluntários devem ter boa saúde e, ao comparecerem aos Postos de Coleta, é necessário estarem usando máscara. Também é obrigatório ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto.

 

“A doação de sangue é proibida permanentemente para o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. Mas o candidato que tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano”, explica Renata Ferreira, assistente social do Hemoal.


Ainda conforme a técnica do Hemoal, as mulheres são impedidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando. Com relação ao voluntário que já é doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres e, quanto aos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

 

Vacinas – Com relação às vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas se a vacina recebida foi a CoronaVac. Quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, é necessário esperar um intervalo de dois dias.


E caso o voluntário tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas se o candidato à doação de sangue teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, está liberada a doação de sangue.