08/11/2022 10:54 | Saúde

Hemoal capacita servidores para melhoria dos serviços de hematologia e hemoterapia

Curso de Formação de Avaliadores do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede prossegue nesta terça (8) e quarta-feira (9)


Coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Fabiano Romanholo, conheceu o Núcleo Laboratorial do Hemoal

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Para garantir a melhoria contínua dos serviços de hematologia e hemoterapia no Estado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) iniciou, essa semana, o Curso de Formação de Avaliadores do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede. A capacitação, direcionada aos servidores que atuam nas Unidades de Maceió e Arapiraca, ocorre no auditório da Unidade Via Expressa, na capital alagoana, e prossegue até quarta-feira (9).

 

A abertura do Curso de Formação de Avaliadores do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede contou com a presença do coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), Fabiano Romanholo, e do secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), Antônio Estanislau de Oliveira Neto, que representou secretário Gustavo Pontes de Miranda.

 

Também participaram do evento, a gerente da Hemorrede, hematologista Verônica Guedes, e a supervisora do Hemoal Arapiraca, assistente social Aurélia Fernandes, que conduziram os convidados a uma visita técnica ao prédio da nova Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano.

 

A gerente do Hemoal, Verônica Guedes, explicou que a capacitação tem o objetivo de assegurar que os técnicos da Hemorrede de Alagoas possam estar em sintonia com os avanços técnicos mais apurados da atualidade, visando assegurar qualidade de todo o processo do ciclo do sangue, até que ele chegue às Agências Transfusionais, hospitais e maternidades.

 

“O curso visa capacitar os servidores do último concurso para o trabalho na Hemorrede do Estado. Ele vem assegurar que os técnicos da nova Unidade do Hemoal, bem como, das novas Agências Transfusionais dos hospitais inaugurados pelo Governo do Estado nos últimos anos possam prestar assistência hemoterápica qualificada ao povo alagoano", salientou Verônica Guedes.

 

A nova unidade do Hemoal funciona em prédio anexo ao Hospital Metropolitano de Alagas (HMA) e amplia a assistência hemoterápica e hematológica do Estado. Além de facilitar o acesso à doação de sangue para quem reside na parte alta da capital alagoana e cidades vizinhas, como Rio Largo, Messias e Satuba. A unidade conta, também, com um posto para cadastro de doadores de medula óssea e concentra os Núcleos Administrativo e Laboratorial e um moderno Serviço Assistencial em Hematologia.

 

Para o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), Fabiano Romanholo, é um prazer comprovar in loco o trabalho desenvolvido pela Hemorrede de Alagoas para assegurar que a assistência hematológica e hemoterápica sejam asseguradas ao povo alagoano de maneira qualificada.

 

"O Curso de Formação de Avaliadores do Programa Estadual de Qualificação da Hemorrede é fundamental para que os profissionais que atuem nos hemocentros possam desenvolver suas atividades com eficiência, porque, além de uma estrutura moderna, como podemos comprovar na nova Unidade do Hemoal, temos que contar com uma equipe multidisciplinar altamente treinada", salientou.

 

Também presente ao evento, o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Antônio Estanislau de Oliveira Neto, salientou que a assistência hemoterápica e hematológica em Alagoas vive um novo momento, com a abertura da nova Unidade do Hemoal na Via Expressa. "Em um prédio amplo, moderno e confortável, a população alagoana pode doar sangue e receber assistência hematológica. Um trabalho que é fruto da nova visão da atual gestão da Sesau, que tem atuado para qualificar a saúde pública em nosso Estado”, frisou o gestor.