01/02/2023 17:31 | Saúde

Hemoal Arapiraca abre em horário reduzido nesta quinta-feira (2)

Unidades de Maceió, no Trapiche e Via Expressa, funcionam normalmente, das 7h às 18h

Expediente no Hemoal Arapiraca será até às 15 horas nesta quinta-feira (2)

Ascom Hemoal

Josenildo Törres / Ascom Sesau

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) funcionará em horário reduzido nesta quinta-feira (2), devido ao feriado municipal de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira da cidade. Ao invés de encerrar o expediente às 17h, como ocorre tradicionalmente durante a semana, o atendimento será das 7h30 às 12h e das 13h30 às 15h.

Após este horário, a unidade irá funcionar em regime de plantão para liberar sangue e hemocomponentes para os hospitais e maternidades da II Macrorregião de Saúde, formada por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Já as unidades de Maceió (Trapiche e Via Expressa) funcionam em seus horários convencionais, das 7h às 18h.

“Mesmo com toda a população de Arapiraca mobilizada para reverenciar a padroeira de Arapiraca, iremos abrir até às 15h. Após este horário, a cidade se volta para a realização da procissão, missa e quermesse em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho. Entretanto, nenhuma unidade que cobrimos ficará desabastecida”, salientou a supervisora do Hemoal Arapiraca, a assistente social Aurélia Fernandes.

Quem pode doar

Os voluntários, que desejem se candidatar à doação de sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, além de boa saúde. O Ministério da Saúde (MS) orienta, ainda, que é necessário comparecer ao Hemoal portando um documento de identificação com foto.

A portaria do MS também proíbe de doar sangue aqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. As mulheres que estiverem grávidas ou amamentando também ficam impossibilitadas de doar. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para autorizarem o procedimento.

Ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os doadores de sangue regulares devem respeitar um intervalo de dois meses, no caso dos homens, e de três para as mulheres.