09/11/2021 11:17 |

Grupos do Alagoas Maior batem recorde de vendas na Expoagro 2021

Associações e produtores alagoanos faturaram mais de R$ 24 mil, 58% a mais que na edição anterior

Lucas Meneses

Isabella Padilha

A diversidade de itens dos 14 grupos produtivos apoiados pelo programa Alagoas Maior conquistou o coração dos clientes que passaram pela 71ª edição da Expoagro. As associações e os produtores alagoanos faturaram mais de R$ 24 mil em vendas, um aumento de 58% se comparado à edição anterior, quando venderam mais de R$ 15 mil.

O acréscimo nas vendas é resultado do apoio e dos investimentos feitos através do programa, coordenado em uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae Alagoas.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, a notícia é motivo de comemoração e mostra que os produtores estão crescendo cada vez mais.

“Essa notícia nos enche de orgulho, e sabemos que é resultado do acompanhamento que fazemos com esses grupos produtivos e associações. Além da entrega de equipamentos, os grupos produtivos têm acesso a consultorias de rotulagem, cursos de boas práticas, gestão de vendas e aprimoramento do produto. Todas essas ações culminam em um resultado positivo. O nosso objetivo é que esses produtores consigam alcançar cada vez mais”, pontua o secretário.

Participaram desta edição a Associação do Algodão, do município de Girau do Ponciano; a Associação Comunitária do Povoado Tabuleiro do Pinto, de São Sebastião; a Cooperativa Mista de Produção e Comércio Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), de Palmeira dos Índios; a Associação Comunitária do Sítio Lagoa da Coroa, do município de Estrela de Alagoas; a Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios e a Associação dos Produtores Rurais, de Limoeiro de Anadia.

Da região dos Quilombos, a Cooperativa Ecoduvale, de Santana do Mundaú; o Apiário Zumbi dos Palmares, de União dos Palmares; a Associação ASAUP, também de União; e a Associação Dom Helder Câmara, do município de Santana do Mundaú.

Por último, dos grupos produtivos do Sertão, marcaram presença no evento a Cooperativa dos Agricultores do Sertão de Alagoas (Cafisa); a Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas de Alagoas (Coopeapis); a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão - Doces Sertaneja e a Associação Municipal de Jovens Rurais - Terra Jovem.

Alagoas Maior

Criado em 2019, o Alagoas Maior atende mais de 28 cooperativas e grupos produtivos de três regiões do Estado. Desenvolvido pelo Governo do Estado, através Sedetur, o programa capacita os grupos atendidos, gerando desenvolvimento, empregos diretos e indiretos e renda para os pequenos e médios produtores de Alagoas. As ações abrangem cinco atividades produtivas em 46 municípios.

Em todo o Estado, o Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Dentro da Sedetur, as ações com as cooperativas são desenvolvidas por meio da Superintendência do Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder).