27/12/2022 17:33 | Saúde

Grupo Técnico Científico faz última reunião de avaliação da Covid-19 em 2022, nesta quarta (28)

Encontro será realizado às 9h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, no Jaraguá


Última reunião do ano para monitorar situação da Covid-19 ocorre na Sesau

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Grupo Técnico Científico (GTC) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (28), às 9h, a última reunião do ano para avaliar o impacto epidemiológico da Covid-19 no Estado. No encontro, que acontecerá na sede da Sesau, em Jaraguá, será analisada a sazonalidade do novo coronavírus, as medidas sanitárias para prevenir a sua disseminação e a cobertura vacinal nos 102 municípios alagoanos.

 

A reunião, que acontece semanalmente, contará com a participação de integrantes da Central Estadual de Regulação de Leitos, gestores hospitalares, além de infectologistas e técnicos em epidemiologia. Durante o encontro, também serão discutidos os dados dos Boletins Epidemiológicos emitidos diariamente pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), bem como, a ocupação de leitos de Enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

"A Covid-19 é uma doença cujo número de casos pode aumentar, diminuir ou estabilizar, dependendo da estação do ano e do comportamento das pessoas, uma vez que há medidas que podem ser adotadas para controlar a sua disseminação. Por isso, os encontros semanais são fundamentais para monitorar casos, internações e óbitos", salientou o chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira.

 

Medidas adotadas

 

Este ano, desde que o Grupo Técnico Científico foi formado e passou a se reunir semanalmente, os integrantes já repassaram diversas orientações à população. Além das recomendações sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19, os técnicos já orientaram os alagoanos a completarem o esquema vacinal referente ao novo coronavírus, usarem máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público, além de lavarem as mãos com frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou sabão.

 

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que o GTC tem o papel de analisar os casos e monitorar o comportamento da doença em Alagoas, auxiliando a gestão da saúde estadual na tomada de decisões. "Com base nas análises realizadas, abrimos mais de 60 leitos hospitalares exclusivos para atender pacientes com a Covid-19. Isso mostra a relevância das reuniões semanais", disse Gustavo Pontes.