20/05/2023 14:34 | Educação

Governo Trabalhando: Paulo Dantas inaugura Escola Estadual na Barragem Leste, em Delmiro Gouveia

Escola Estadual Pedro Nepomuceno dos Santos conta com 12 salas de aula e deve atender até 780 alunos, em dois turnos e 390 em período integral


Unidade tem capacidade para atender mais de 700 alunos

Edvan Ferreira / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

O segundo dia de Governo Trabalhando no Alto Sertão começou com a entrega esperada há mais de 30 anos pela população do povoado Barragem Leste, em Delmiro Gouveia. Na manhã deste sábado (20), o governador Paulo Dantas, ao lado da prefeita Ziane Costa e do secretário Marcius Beltrão (Educação), inaugurou a Escola Estadual Pedro Nepomuceno dos Santos. 

A prefeita Ziane Costa relembrou as dificuldades que os estudantes do povoado enfrentavam para se manter em sala de aula, pois precisavam se deslocar para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

 

“Nossos estudantes precisavam atravessar a divisa para terem acesso à educação, e isso era um limitador. Agora estamos realizando um sonho, facilitando a vida dos estudantes da Barragem, que agora têm uma escola pertinho de casa, com ensino de qualidade e preparando-os para o Enem e o mercado de trabalho”, disse. 

A Escola Estadual Pedro Nepomuceno dos Santos conta com 12 salas de aula e deve atender até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 390 alunos em período integral, com infraestrutura completa, como espaços de convívio, refeitório, laboratório, auditório, biblioteca, garantindo uma educação pública gratuita e de qualidade.

 

O secretário Marcius Beltrão aproveitou a oportunidade para anunciar que o Estado, por meio da Seduc, licitou a construção de mais 25 escolas no mesmo padrão da inaugurada em Delmiro Gouveia, além da reforma de mais 50 unidades no estado. 

“Estamos investindo para construir novas escolas, já licitamos a construção de 25 unidades nesse padrão, que conta com 12 salas de aulas, salas de informática, laboratórios, auditórios, tudo para proporcionar o melhor para os nossos estudantes”, destacou. 

Por fim, o governador Paulo Dantas afirmou que a escola, além de facilitar a vida do estudante também representa economia para os cofres da prefeitura, que antes custeava transportes até Paulo Afonso.

 “Agora, o estudante poderá ir à escola perto de casa, melhorando a vida de 150 alunos que estão matriculados atualmente e também representa uma economia para a Prefeitura, pois barateia os custos com deslocamento desses estudantes. Em breve retornaremos aqui para inaugurar o ginásio de esportes, que ficará pronto nas próximas semanas”, destacou. 

Aterro sanitário 

Ao lado da prefeita Ziane Costa e do ex-prefeito Lula Cabeleira, o governador Paulo Dantas visitou o local onde está sendo implantado o aterro sanitário que irá atender à demanda de oito municípios da região. As obras estão aceleradas e geram cerca de 100 empregos diretos.