20/07/2021 07:37 | Saúde

Governo retoma cirurgias de reconstrução mamária após queda na ocupação hospitalar por Covid-19

Programa Ame-se havia sido suspenso no mês de abril por causa da pandemia do novo coronavírus

Elielma dos Santos passou pela cirurgia de reconstrução mamária nessa segunda (19)

Carla Cleto

João Victor Barroso

Auxiliar na autoestima de mulheres que tiveram o seio removido por causa de um câncer de mama. Esse é o objetivo do Programa Ame-se, que garante a reconstrução mamária de mulheres mastectomizadas e foi retomado pelo Governo de Alagoas nesta segunda-feira (19) no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, após a diminuição na ocupação de leitos por Covid-19 em todo o estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início ao programa em outubro do ano passado, mas precisou pausá-lo em razão da pandemia. Até abril deste ano, o Ame-se já havia atendido 56 mulheres e realizado seis procedimentos cirúrgicos completos, até a colocação da prótese definitiva de silicone.

Ontem, a primeira paciente beneficiada foi Elielma dos Santos, de 32 anos. A vendedora de cosméticos descobriu um câncer na mama há três anos, durante o período em que amamentava a filha mais nova. Elielma retirou primeiro a mama esquerda, onde foi descoberto o nódulo. Em seguida, ela precisou extrair o seio direito, como um procedimento preventivo para reduzir os riscos de desenvolver a doença novamente, já que ela é considerada uma paciente de alto risco para o câncer de mama.

“Finalmente vou me sentir completa de novo, depois de muita luta, e graças à equipe do Ame-se. Sem eles, eu não iria conseguir fazer essa cirurgia. Iniciei a reconstrução mamária no dia 22 de fevereiro, colocando primeiro expansores e, agora, coloquei minhas próteses definitivas de silicone”, relatou.

“Só tenho a agradecer por todo o acompanhamento recebido desses excelentes profissionais. Sempre lutei para conseguir fazer a reconstrução mamária e, se não fosse o Ame-se, não teria conseguido. Isso vai mudar muita coisa na minha vida, principalmente a minha autoestima, e vou voltar a ir à praia, algo que sempre gostei de fazer, mas que, desde que tirei a mama, perdi a vontade de frequentar”, afirmou Elielma, natural de São Miguel dos Campos.

Etapas da reconstrução – O procedimento realizado pela equipe do Programa Ame-se foi comandado pelos cirurgiões plásticos Pedro Gomes e Marcelo Barros. A cirurgia durou cerca de três horas. Segundo o médico Pedro Gomes, uma das técnicas para fazer a reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas é utilizar parte do músculo grande dorsal ou da musculatura abdominal.

“Em fevereiro, Elielma tinha feito a reconstrução mamária e foram colocados expansores, que são próteses vazias onde colocamos, aos poucos, soro fisiológico para expandir a pele dos seios e, posteriormente, fazer a troca pelas próteses de silicone definitivas, procedimento que aconteceu nesta segunda-feira”, explicou o médico, ao destacar que a cirurgia buscou deixar as mamas com a aparência mais simétrica possível.