24/05/2023 16:09 | Segurança

Governo reforça atendimento às mulheres vítimas de violência e leva serviços à população de Arapiraca

Durante ação do Governo Trabalhando, palestras e oficinas serão ministradas a estudantes e ainda serão inauguradas a Academia dos Bombeiros e a pista de pouso do Grupamento Aéreo

Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública marcará presença na segunda edição do Governo Trabalhando com atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. Na sexta-feira (26), será inaugurado o novo espaço da Delegacia Especializada em Direitos da Mulher de Arapiraca, que contará com atendimento 24 horas e as ocorrências poderão ser registradas a  qualquer momento do dia e da noite.

Para o secretário Flávio Saraiva, a reinauguração da unidade vai estender o atendimento humanizado, que tem sido destaque em Maceió. “Assim como fizemos na capital, estamos reforçando esse trabalho prioritário de combate a este tipo de ação criminosa. Sabemos que a maioria dos casos acontece pela noite ou aos fins de semana e essa ampliação vai ajudar também que mais mulheres denunciem os agressores. Desejamos que elas se encorajem e confiem nos agentes das forças de segurança”, disse ele. Flávio também lembrou que a cidade do Agreste já conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha, que em breve deve também ser estendido para outras regiões do estado.

Além da nova Delegacia da Mulher, a SSP também vai inaugurar o prédio da Academia do Corpo de Bombeiro Militar de Alagoas, construído recentemente. O local abriga o primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO), que começou no início do mês numa parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Pioneiro, o curso conta com os aprovados no último concurso realizado para preenchimento de vagas na instituição e que foram convocados pelo governador Paulo Dantas. Vale destacar que antes, os oficiais dos bombeiros participavam do curso de formação em outra unidade da federação por falta de estrutura. Na Academia, ainda estão sendo promovidos o Curso de Formação de Praças com os recém-integrados à instituição, iniciado no começo de maio, e o Curso de Habilitação de Oficiais, especialização que começou em março.

Também será inaugurada a nova pista de pouso da base do Comando de Aviação localizada no Agreste Alagoano. A obra foi realizada de forma conjunta com a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e vai facilitar o atendimento nas ocorrências de alta complexidade, que necessitem do uso de aeronaves.

Mais serviços à população

As atividades se estendem até o sábado (27) com serviços à população, como a emissão da carteira de identidade, na Arena que será instalada na 5ª Gerência Regional de Ensino (Gere), que fica nas proximidades do Estádio Coaracy da Mata Fonseca.  Profissionais da Delegacia Móvel da Polícia Civil e do Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística vão estar a postos, respectivamente, para confecção de Boletins de Ocorrências e coleta de material genético para o banco de dados de pessoas desaparecidas.

As equipes da SSP também farão oficinas e palestras pedagógicas para estudantes da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, no bairro Capiatã, sobre Primeiros socorros e acidentes domésticos; Prevenção às drogas e à violência, Educação para o trânsito, Violência doméstica, Disque-denúncia, Alerta Celular, Delegacia virtual e desaparecimento e sobre como agir durante uma abordagem policial. Além disso, também haverá interação com cães e cavalos da Polícia Militar, exposição e manobras de aeronaves e apresentação da Banda da PM.