19/11/2021 20:09 | Saúde

Governo Presente: segundo dia do Mutirão da Saúde atende mais de 240 usuários

Atendimentos aconteceram na Arena Saúde e prosseguem este sábado (20), em Porto Calvo

Afastada do trabalho devido a dores nas pernas, Antônia Maria dos Santos conseguiu assistência médica no Governo Presente

Carla Cleto

Ruana Padilha

Quantas dificuldades podemos encontrar quando temos problemas de saúde? Para Antônia Maria dos Santos, a resposta é “muitas”. A cozinheira de 53 anos que parou de trabalhar há três meses devido a fortes dores nas pernas recebeu assistência médica durante o 11º Governo Presente, quando teve acesso ao exame de ultrassonografia para identificar problemas vasculares. Ela é um dos 246 moradores da região Norte de Alagoas que passaram, nesta sexta-feira (19), pela Arena Saúde, montada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.

“Minhas pernas incharam muito e já são três meses nessa luta. Estava esperando para fazer os exames em uma clínica particular, mas Deus entrou no controle e, nesta semana, a agente de saúde foi à minha casa avisar do mutirão, que eu poderia ir fazer o exame em Porto Calvo. Estou muito ansiosa pelo resultado, pois só depois saberei se é algum problema do coração ou veias. Quero voltar a trabalhar, seguir a minha profissão de cozinheira, pois gosto muito. Quero continuar a minha jornada”, ressaltou.

Durante o segundo dia do Governo Presente, a ação registrou 246 atendimentos cirúrgicos. Além de 30 exames de ultrassonografia, 24 de raios-x e 45 exames laboratoriais, também foram disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, orientação nutricional, medição de peso e altura, avaliação de pé diabético e vascular.

Com um sorriso no rosto, o agricultor José Maria da Silva, de 37 anos, comemorou a agilidade no atendimento. “Descobri há pouco tempo que preciso ser operado de hérnia. Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa da Sesau e poder acelerar as consultas para a minha cirurgia”, comemorou.

Já a moradora da cidade de Matriz do Camaragibe Maria Betânia Lima acompanhou a filha, Samara Lima, de 14 anos, durante o exame de ultrassom. O objetivo é detectar se há necessidade de passar por uma cirurgia. “Eu vim aqui resolver o problema da minha filha, que tinha uma hérnia, mas após realizar a ultrassom, graças a Deus, ela não precisará passar por cirurgia”, relatou.

O médico cirurgião José Alves, coordenador da equipe de cirurgia do HRN, ressaltou a importância de dar sequência aos procedimentos parados devido à pandemia de Covid-19. “O Governo Presente veio para diminuir a fila de espera por cirurgias. A ação vem para descentralizar os atendimentos de Maceió e dar um acesso muito mais fácil e prático para os moradores da região Norte”, destacou.

Mudança do Perfil Assistencial – Também nesta sexta-feira (19), o Hospital Regional do Norte (HRN) mudou o perfil assistencial e passa a realizar, no primeiro momento, cirurgias de Média e Alta Complexidade nas especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ortopedia. Dispondo de 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), posteriormente a unidade vai realizar cirurgias nas áreas de cardiologia, neurologia, ginecologia, nefrologia e urologia.

Centro de Referência – O Centro de Referência em Especialidades, localizado em prédio anexo ao HRN, também foi inaugurado hoje. Com a abertura, os moradores da II Região de Saúde passam a contar com um serviço exclusivo para o tratamento de diversas doenças. Para assegurar um diagnóstico preciso e agilizar a assistência, a unidade de saúde disponibiliza equipamentos de última geração, como tomografia computadorizada, Raios-X móvel e fixo 100% digital e ultrassonografia com doppler.