22/02/2022 15:54 |

Governo inaugura sétima UPA de Maceió nesta sexta (25), no bairro Chã da Jaqueira


Thiago Duarte


Suely Melo

Com o objetivo de fortalecer a saúde alagoana e garantir assistência pré-hospitalar ágil e de qualidade para a população, o Governo de Alagoas vai inaugurar a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió, nesta sexta-feira (25), às 10h, no bairro Chã da Jaqueira.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou que a entrega da UPA foi antecipada com o objetivo de ampliar os atendimentos aos casos de Síndromes Gripais. “Essa UPA vai suprir um vazio assistencial muito importante naquela região. Minha prioridade e do governador Renan Filho é levar saúde para próximo da população. Queremos que as pessoas tenham acesso à saúde perto de suas casas. Além disso, essa UPA também vai ajudar nos casos de Síndromes Gripais que têm crescido muito”, disse.

Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai ser do tipo III e deve contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Em sua estrutura, a UPA vai dispor de consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises.

A nova unidade irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia e pretende atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a UPA deve assistir àqueles que apresentem febre alta e pequenas fraturas.

UPAs – Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Jaraguá, construídas integralmente e mantidas com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população.