08/03/2023 15:43 | Saúde

Governo inaugura Ambulatório de Endometriose e Sala de Amamentação no Hospital da Mulher

No Dia Internacional da Mulher, o governador Paulo Dantas realiza duas entregas importantes no cuidado à saúde das mulheres alagoanas


Pei Fon / Agência Alagoas


Rafael Maynart / Agência Alagoas

No Dia Internacional da Mulher, o Governo de Alagoas realizou duas entregas importantes no cuidado à saúde das mulheres alagoanas. O governador Paulo Dantas, acompanhado da primeira-dama Marina Dantas e do secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, inaugurou o primeiro Ambulatório Alagoano de Endometriose e uma Sala de Amamentação no Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), em Maceió.

 

No Ambulatório de Endometriose, as mulheres poderão identificar o problema e realizar o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, ela está entre os principais problemas ginecológicos que afetam as mulheres e causa sérios transtornos, conforme destacam os especialistas.



 

“A endometriose atinge milhões de mulheres no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil são mais de 7 milhões. Agora, em Alagoas, estamos oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade por meio do SUS. Além de um hospital completo, damos mais esse passo no cuidado com a saúde das mulheres”, disse Paulo Dantas.

 

Para se ter uma ideia, mulheres acometidas pela endometriose sofrem com cólicas durante o período menstrual, mas, em alguns casos, as dores são tão intensas e persistentes que acendem um alerta sobre o problema. A doença atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, o Dia Internacional da Mulher é marcado como símbolo de conquistas e o Ambulatório Alagoano de Endometriose é mais uma delas. Por isso, o dia foi escolhido para o início das atividades. O acompanhamento médico é fundamental para minimizar os impactos e, por isso, estamos disponibilizando mais este serviço à população alagoana", salientou Gustavo Pontes.

 

Sala de Amamentação

 

As puérperas também ganharam um espaço de acolhimento no Hospital da Mulher, com a inauguração da Sala de Amamentação humanizada, que auxiliará as mamães durante as primeiras horas de vida do bebê.



 

“As primeiras horas de vida de um bebê são as mais importantes do desenvolvimento dele e sabemos que o leite materno é rico em todos os nutrientes. Por isso, é mais importante ainda que as mães tenham o apoio necessário para ofertar amor para seus filhos”, concluiu a secretária da Primeira Infância, Paula Dantas.

 

Também prestigiaram o evento as secretárias do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva; da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Carol Balbino; os deputado estaduais Dr. José Wanderley e Silvio Camelo; o reitor da Uncisal, Henrique Costa, além de diretores e de unidades de saúde do Estado.