10/03/2023 15:18 | Desenvolvimento EconômicoAgricultura

Governo do Estado homenageia mulheres empreendedoras alagoanas

Paulo Dantas reúne empresárias e representantes de setores da economia solidária e da agricultura familiar em comemoração ao Mês da Mulher


Pei Fon / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas prestou uma homenagem, nesta sexta-feira (10), a mulheres empresárias e representantes de cooperativas da agricultura familiar e economia solidária,  no  Museu  Palácio Floriano Peixoto, em mais uma ação de valorização da mulher.

 

"Nada é mais importante do que ser exemplo, e Alagoas, hoje, é exemplo para o Brasil e o mundo, porque não existe em lugar algum um governo que tenha em sua maioria mulheres no comando de secretarias do Estado", lembrou o governador.

 

Para Paulo,  março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é momento para reflexão, planejamento e capacitação das mulheres, para que tenham mais espaço na sociedade. "A participação feminina é cada vez mais importante e necessária em todos os segmentos", ressaltou o governador, assegurando que o seu governo estará sempre apoiando todos os setores produtivos, em especial o cooperativismo e de economia solidária, citando como exemplo a criação da Secretaria  Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, que  coloca Alagoas como o primeiro Estado a ter esse olhar específico voltado para uma agenda que promove diretamente o desenvolvimento econômico de milhares de famílias.

 

Reconhecimento

 

"Esse encontro mostra o reconhecimento do governador pelo trabalho da mulher alagoana, de todas as classes sociais, desde empresárias e agricultoras familiares", expressou Maria José Alves, da União Nacional de Agricultura Familiar e Economia Solidária e presidente da Cooperativa de Produtores Rurais de Alagoas (Cooperal).



 

Ela explicou que, além de trabalharem no campo, as agricultoras familiares estão agregando valor à sobra de produtos agrícolas, transformando-a em bolos, doces e produtos a vácuo, gerando mais renda para suas famílias.

 

A presidente da Associação da Indústria (Adedi), Lucinha Peixoto, também destacou a valorização que o governador Paulo Dantas vem dando à mulher alagoana, a exemplo de seu secretariado, composto por maioria feminina.

 

Lucinha representa um setor econômico ainda marcado pela grande presença masculina, o da construção civil e pavimentação asfáltica, mas isso nunca a intimidou, vencendo todas as barreiras do preconceito e discriminação.

 

"A mulher pode estar onde ela quiser. Estou no mercado do asfalto, marcado pela presença masculina, mas, hoje, tenho 1.300 funcionários e mais de 500 máquinas pesadas. Essa homenagem do governo me deixa emocionada, pois as mulheres de todos os segmentos devem ser valorizadas", disse a empresária.

 

“Hoje é um dia histórico, para um governo histórico, que tem a maioria de suas secretarias comandadas por mulheres", lembrou a secretária de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino. "Estamos muitos felizes em proporcionar esse momento, que é uma excelente oportunidade para aproximar o governo do Estado das mulheres que fazem parte do desenvolvimento econômico e ajudam a construir uma Alagoas cada vez mais forte", acrescentou.

 

Participaram do evento a coordenadora-geral do Programa Vida Nova nas Grotas e primeira-dama do Estado, Marina Dantas; a secretária da Primeira Infância e coordenadora da Comissão do Programa Alagoas Feita a Mão, Paula Dantas; a secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; além de representantes de associações, cooperativas e empreendimentos econômicos solidários, e mulheres à frente de indústrias e grandes empresas relacionadas ao comércio e serviços em Alagoas.